Aplicativo Aula Paraná - FAQ

Neste espaço você encontra respostas para algumas dúvidas sobre o aplicativo Aula Paraná.

 

Qual é a diferença entre Aula Paraná, Escola Paraná, Área do Aluno?

 

aula paraná app

 

Aplicativo Aula Paraná 

Quem pode e como acessar?

Aluno(a): usa o número do Cadastro Geral de Matrícula (CGM) como login e a sua data de nascimento como senha, no formato dia, mês e ano, sem espaçamento e sem barras: ddmmaaaa

Professor(a): usa o número do seu RG, colocando antes dele a letra "p", e a senha será a mesma utilizada para acessar o e-mail expresso (@seed).

O que eu consigo acessar por esse aplicativo?

Consegue acessar, diariamente, no turno e horário proposto pela Seed, as aulas da sua série escolar, podendo haver interação entre os(as) alunos(as) e os demais colegas de sua turma e com o(a) professor(a) da disciplina. Já os professores podem interagir com os(as) seus(suas) alunos(as) e embasar as suas propostas de atividades com os exemplos e conteúdos ministrados nas aulas.


 

área do aluno

 

Site Área do Aluno

 

Quem pode e como acessar?

Pai e/ou Mãe ou Responsável: usa o número do CPF e o número do celular cadastrado na escola.
Aluno(a): acessa com o CGM e o número do celular cadastrado na escola.

O que eu consigo acessar nesse site?
Consegue acessar o boletim, solicitar o histórico escolar ou a declaração de matrícula do ano letivo vigente e, apenas no acesso como responsável, efetivar o procedimento de matrícula on-line para o próximo ano.


 

app escola paraná

 

Escola Paraná 

 

Quem pode e como acessar?

Aluno(a): acessa com o CGM e o número do celular cadastrado na escola a opção Aluno.
Pai e/ou Mãe ou Responsável: usa o número do CPF e o número do celular cadastrado na escola para acessar a opção Família.

O que eu consigo acessar por esse Aplicativo?
Consegue acessar o boletim, as notas das provas, as faltas, receber as mensagens da escola, os horário de aula do aluno, as mensagens entre alunos e a declaração de matrícula.

 

Como faço para obter o Aplicativo Aula Paraná?

O Aula Paraná está disponível para ser baixado em celulares que utilizam o sistema Android (para baixar, clique aqui) e em aparelhos iOS (para baixar, clique aqui).

Onde encontro o Termo de Uso do Aplicativo Aula Paraná?

Confira os Termos de Uso.

Onde encontro a Política de Privacidade do Aplicativo Aula Paraná?

Como faço para instalar o aplicativo Aula Paraná e ter isenção de dados?

Seguir os passos demonstrados abaixo:

isenção dados móveis

Utilizando o Aplicativo Aula Paraná, qual será meu consumo no meu pacote de serviços?

O Aula Paraná não consome dados de 3G e 4G, e pode ser acessado, inclusive, em celulares pré-pagos, já que o Governo do Estado está providenciado pacotes junto às operadoras.

Sou aluno, como faço o login no Aplicativo Aula Paraná?

Para fazer o login, o aluno deve colocar seu número do Cadastro Geral da Matrícula (CGM) no campo “usuário”. Já a senha é a data de nascimento do estudante, no formato DD/MM/AAAA, sem espaços e sem barras. 

Sou aluno, mas não lembro o meu Cadastro Geral da Matrícula (CGM).

Para os alunos que não se lembram de seus CGMs, acessar a página Área do Aluno e a opção “Para descobrir qual é o número do CGM (Código Geral de Matrícula)”.

Sou professor, como faço o login no Aplicativo Aula Paraná?

Utilizar o número do RG completo (somente dígitos), iniciado com a letra “p” (ex.: p332729370) e a senha do e-mail expresso (@seed.pr.gov.br).

Sou professor, estou em licença e não possuo turmas vinculadas a mim. Posso ter acesso às turmas vinculadas no início do ano?

Professores com registro de afastamento no RH Seed não terão acesso ao aplicativo "Aula Paraná" e não aparecerão as turmas no Google Classroom. Se for retirado o afastamento, o acesso ao aplicativo é liberado no mesmo momento e, posteriormente, será feito vínculo às turmas no Classroom.

Quando tentei “baixar” o Aplicativo, a loja de aplicativo está informando que o aplicativo não está disponível para o meu país, por quê?

Geralmente isso ocorre quando a conta “logada” na loja de aplicativos está cadastrada com um endereço de moradia que não é o Brasil. Sugere-se que sejam conferidos os dados cadastrais da conta utilizada no login da loja de aplicativos, e corrigir o país de moradia para Brasil.

Pesquisei na loja de Aplicativos do meu celular por Aula Paraná, “baixei” o Aplicativo “Paraná”, mas quando tento fazer o login ele pede para que procurar a secretaria da minha escola. O que isso significa?

Primeiro será preciso confirmar se de fato o Aplicativo que está sendo utilizado é o Aplicativo Aula Paraná, pois a exibição dessa mensagem é padrão do site Área do Aluno e do Aplicativo Escola Paraná. Uma vez que esteja sanado o problema quanto ao Aplicativo correto para assistir as aulas, o login nele será pelo número do Cadastro Geral de Matrícula (CGM) e a data de nascimento do(a) aluno(a). Quanto à mensagem “procurar a secretaria da escola” ela aparece no site Área do Aluno ou no Aplicativo Escola Paraná sempre que o número do telefone ou número do CPF não é o mesmo que está cadastrado na escola. Sendo assim, ou o(a) usuário(a) está digitando um CPF diferente do que está no cadastro ou precisa ser atualizado o que está sendo digitado não existe no cadastro.

Fiz o download do aplicativo que apareceu na busca por Aula Paraná da minha loja de Aplicativos do meu celular, mas não sei o telefone usado para fazer login e, consequentemente, não tenho onde assistir as Aulas e/ou “baixar” as atividades.

Embora você tenha feito “download” do resultado da busca por Aula Paraná, na sua loja de Aplicativos do celular, tudo indica que o Aplicativo “baixado” seja o Escola Paraná e não o Aula Paraná. Sendo assim, é extremamente necessário confirmar se de fato está tentando acessar o aplicativo correto. O Aplicativo Aula Paraná utiliza como regras de acesso o uso do CGM do(a) aluno(a) como login e, como senha padrão, a data de nascimento do aluno. No Aplicativo Aula Paraná será possível assistir às aulas, mas as atividades serão disponibilizadas pelo site/aplicativo Google ClassRoom.

Qual é configuração mínima que o meu celular precisa ter para “baixar” o Aplicativo Aula Paraná?

O Aplicativo Aula Paraná foi desenvolvido para funcionar em celulares com sistemas operacionais Android 4.4, por ser um sistema com aproximadamente 7 anos de oferta no mercado e que permite a execução de vídeos com qualidade. Contudo, conforme a diversidade de aplicativos e arquivos já instalados ou existentes no aparelho celular, o desempenho do Aplicativo poderá ser afetado, como, por exemplo, travar os vídeos.

O Aplicativo Aula Paraná, funciona em todas as marcas de celulares?

A princípio sim, pois o Aplicativo foi projetado para funcionar em aparelhos com Android a partir da versão 4.4, o que englobaria os modelos lançados nos últimos 7 anos.

O Aplicativo Aula Paraná utiliza internet?

O Aplicativo utiliza internet, porém foi desenvolvido para não consumir os dados dos pacotes de internet (3G,4G) ofertados pelas operadoras de celular e pode ser conectado normalmente em redes Wi-Fi.

Se o meu número de celular não estiver ativo, consigo acessar as aulas?

Via de regra, se o número (chip) não está ativo às redes 3G, 4G ou superiores, não funcionam. Consequentemente, não existirá conexão e o Aplicativo não irá funcionar sem uma conexão Wi-Fi.

Sou aluno(a), não sei como acessar o Aplicativo Aula Paraná, como faço?

Primeiro “baixe” o Aplicativo Aula Paraná no seu celular, depois precisa apenas digitar no campo usuário o número do seu CGM e, no campo senha, a sua data de nascimento. Uma vez realizado o login, será necessário preencher um pequeno cadastro composto pela confirmação do nome do(a) aluno(a) e a escolha de um nick (apelido).

O que é Cadastro Geral de Matrícula?

Cadastro Geral de Matrícula ou CGM é a identidade do(a) aluno(a) no nosso sistema.

Onde eu consigo o Cadastro Geral de Matrícula?

Ele está informado em todos os documentos escolares oficiais do(a) aluno(a). Para obter o CGM do(a) aluno(a) você pode fazer das seguintes formas:

  • Acessar o Aplicativo Escola Paraná como responsável e clicar nas informações do aluno ou consultar o boletim.
  • Acessar o Aplicativo Escola Paraná como aluno e clicar na opção cartão. 
  • Acessar o site Área do Aluno (www.areadoaluno.seed.pr.gov.br)  e solicitar uma declaração ou o boletim.
  • Consultar pelo site (www.areadoaluno.seed.pr.gov.br), sem acessar a Área do Aluno, clicando no texto em azul existente no campo “Instruções”.
  • Solicitar diretamente à escola onde o aluno está matriculado.

Obs.: Ao digitar o nome da mãe, obrigatoriamente deve ser como consta na certidão de nascimento do(a) aluno(a) e não como a mãe se chama atualmente.

Onde eu descubro o nick do(a) aluno(a)?

Nick é a forma reduzida do termo inglês Nickname, que significa “apelido”, e que é muito utilizado em plataformas digitais para identificar um(a) usuário(a) sem obrigatoriamente ser pelo seu nome. Por exemplo: O João Vitor (nome real) pode usar como nick apenas “JOTA”.

Por que preciso informar o número do meu celular?

Para validação do seu acesso um dos critérios de segurança do sistema é o envio automático de um código para o número de celular, desde que o número que está sendo digitado seja o mesmo que está cadastrado na escola como do responsável ou do aluno. Contudo, ele só é utilizado no Aplicativo Escola Paraná e no site Área do Aluno, ou seja, não é necessário digitar o número do celular para acessar o Aplicativo Aula Paraná.

Por que preciso digitar o meu CPF e não posso usar o meu RG?

Atualmente o Cadastro de Pessoas Física (CPF) é o único documento emitido para todos os cidadãos, independente da idade, cujo o número é único para o mesmo cidadão em todo território nacional, enquanto que o Registro Geral (RG) pode não seguir um padrão nacional. Por exemplo, o RG emitido no Paraná possui uma numeração diferente da numeração de São Paulo. O CPF é utilizado na identificação do(a) usuário apenas no acesso ao Aplicativo Escola Paraná e no site Área do Aluno, não sendo vinculado ao Aplicativo Aula Paraná ou Google ClassRoom.

Por que preciso digitar CPF e número de telefone?

Conforme os tipos de informações existentes/disponibilizadas nos Aplicativos e/ou sites, existem níveis de segurança obrigatórios (legislação) a serem estabelecidos pelos gestores dos bancos de dados, como tentativa de impedir o acesso de terceiros aos dados pessoais. Dentre os níveis existentes, um deles é a fidedignidade das informações digitadas e as que existem nos bancos de dados para identificação de quem solicita o acesso. Lembramos que esse nível de segurança se aplica apenas no acesso ao Aplicativo Escola Paraná e ao site Área do Aluno, não sendo vinculado ao Aplicativo Aula Paraná ou Google ClassRoom.

O(A) meu(minha) filho(a) ainda não tem CPF, então ele não poderá assistir as aulas pelo Aplicativo Aula Paraná?

O acesso ao Aplicativo Aula Paraná exige apenas que o(a) aluno(a) saiba o número do seu Cadastro Geral de Matrícula (CGM). A necessidade do uso do número do CPF é restrita aos pais e/ou responsáveis legais e/ou aos(às) alunos(as) com idade superior a 18 anos e/ou emancipados(as) para acessar o Aplicativo Escola Paraná e o site Área do Aluno.

Por que o Aplicativo, não reconhece o meu e-mail quando tento acessar para assistir às aulas?

O acesso aos Aplicativos Aula Paraná, Escola Paraná e site Área do Aluno não utilizam como login endereços de e-mails. O único site/Aplicativo utilizado pela comunidade escolar que utiliza o endereço de e-mail é o Google ClassRoom que, exclusivamente, é acessado pelo endereço @escola.pr.gov.br.

Como posso alterar ou como posso saber qual é o login que a Escola colocou para o meu acesso no Aula Paraná, pois já tentei o RG, e-mail, login do facebook e sempre aparece usuário(a) não localizado.

O acesso aos aplicativos Aula Paraná e Escola Paraná e ao site Área do Aluno, por questões de segurança utilizam login pré-estabelecidos pela Seed a partir de documentos oficiais ou cuja a personalidade/personalização possa ser reconhecida ou recuperado, caso necessário.

Por que digito o meu CPF e o número de celular para acessar o Aula Paraná e o sistema diz que não localizou o meu usuário?

O sistema trabalha com os dados exatamente como eles estão registrados pela escola. Sendo assim, essa mensagem pode significar:

  • O CPF informado não é o mesmo que foi informado na escola como o(a) do(a) Responsável pelo(a) aluno(a). Para solucionar esta situação, será necessário acessar o aplicativo utilizando o CPF do outro responsável.
  • Para o CPF informado existe mais de 01 aluno(a) (creche ou escola municipal ou escola estadual) vinculado(a) e os dados (nome do responsável) está digitado diferente, ou em uma das escolas o CPF não está “liberado” para acessar. Para solucionar a esta situação, será preciso entrar em contato com as escolas e solicitar a conferência dos dados e as respectivas correções.

Preciso solicitar sempre o código para acessar o Aula Paraná?

Por questões de segurança, o acesso a alguns sites ou aplicativos precisam validar os dados informados pelo(a) usuário(a). Atualmente esse mecanismo de segurança só é aplicado para acesso no Aplicativo Escola Paraná e no site Área do Aluno que, dentre os serviços oferecidos, permite a consulta do boletim escolar do(a) aluno(a). 

O código enviado pelo sistema para o número de celular cadastrado na Escola pelos pais e/ou responsável é válido, podendo ser reutilizado por até 30 dias, bastando clicar na opção “já tenho o código”. 

Para acessar o Aplicativo Aula Paraná, para assistir as aulas e interagir com os demais alunos e professores, não é preciso solicitar ou receber qualquer código de segurança via mensagem de texto no número de telefone celular cadastrado na escola. 

O acesso ao Aula Paraná é realizado, utilizando apenas o número do Cadastro Geral de Matrículas do(a) aluno(a) como login e a sua respectiva data de nascimento como senha.

Estou tentando acessar o Aula Paraná, mas clico em “enviar código” e ele não chega.

Esse tipo de validação de acesso e/ou a necessidade do envio de um código para acessar o Aplicativo Aula Paraná não se aplica, pois para assistir as aulas e interagir com os demais alunos e professores, não é preciso solicitar ou receber qualquer código de segurança via mensagem de texto no número de telefone celular cadastrado na escola. O acesso ao Aula Paraná é realizado utilizando apenas o número do Cadastro Geral de Matrículas do(a) aluno(a) como login e a sua respectiva data de nascimento como senha.

Quando necessito utilizar o “envio de código” e ele não chega?

A validação do acesso por envio de código de segurança, que substitui o uso de uma senha padrão, atualmente é aplicado para acesso ao Aplicativo Escola Paraná e ao site Área do aluno. O recebimento deste código está vinculado aos seguintes critérios:

a) O número digitado é o mesmo que consta no cadastro do aluno para o CPF ou CGM informado;

b) O número que está cadastrado está ativo na operadora de celular para receber mensagens de texto;

c) O local onde o solicitante está tem sinal de rede da operadora.

Se não existir qualquer um desses problemas citados e se no período de até 120min (cento e vinte minutos) e o código não for recebido na caixa de texto do número de celular cadastrado, será preciso solicitar para a escola onde o(a) aluno(a) está matriculado neste ano para gerar um código provisório.

Por que quando clico em enviar o código para acessar o Aula Paraná, aparece que o último ainda está ativo?

O código enviado pelo sistema para o número de celular cadastrado na Escola pelos pais e/ou responsável, para validação de acesso ao Aplicativo Escola Paraná e ao site Área do Aluno, é válido por um determinado período, podendo ser reutilizado por até 30 dias (clicando em “já tenho o código”). O sistema emite esse alerta como lembrete e, consequentemente, agiliza o acesso do(a) usuário(a). 

Esse código não é utilizado para acessar o Aula Paraná, pois o acesso ao aplicativo é realizado utilizando apenas o número do Cadastro Geral de Matrículas (CGM) do(a) aluno(a) como login e a respectiva data de nascimento como senha.

Não consigo acessar o Aula Paraná, pois o número que está informei na escola não é o mesmo que utilizo agora, como posso alterá-lo?

A orientação da Seed é para que os pais e/ou responsáveis, sempre que possível e na medida em que ocorram as mudanças no endereço e/ou outras informações relevantes, a escola deve ser comunicada para atualizar as informações no cadastro do aluno. Sendo assim, não há necessidade de aguardar o período de matrícula e/ou rematrícula para o próximo ano letivo.

Contudo, caso ainda não tenha sido possível ir até a escola alterar o número de telefone, em cumprimento à legislação e salvaguardando o(a) aluno(a), essa correção não poderá ser feita de outra forma.

Qual o critério a Escola utiliza para decidir quem pode ou não acessar o Aplicativo?

O acesso ao Aplicativo Aula Paraná é permitido para até duas filiações para cada aluno(a), conforme manifestação de quem se dirigiu até a escola para efetivar a matrícula do(a) aluno(a) ou formalmente informado nas atualizações de cadastro ou por documento judicial referente à guarda/tutela do(a) aluno(a) menor.

Por que eu não recebo as mensagens no Aplicativo?

O envio de mensagens para o Aplicativo Aula Paraná é realizado de forma automática pela Seed quando é preciso informar maciçamente a comunidade escolar de alguma determinada situação ou pela escola de forma individual ou por turmas.

Por que não está aparecendo o nome de todos os filhos?

O sistema trabalha com os dados que foram registrados nele pelas escolas, e quando não aparece o nome de um(a) dos(as) filhos(as), significa que na escola do(a) filho(a) o CPF informado não está cadastrado como do responsável.

Por que eu não consigo assistir as Aulas durante o período de Afastamento Social pelo Aplicativo Escola Paraná?

No Aplicativo Escola Paraná não é possível assistir, receber ou enviar atividades propostas pelos(as) professores(as). Para isso, você precisa utilizar o Aula Paraná e/ou o Google ClassRoom.

Não utilizo mais o número de telefone que informei na escola, como faço para alterá-lo?

A orientação da Seed é para que os pais e/ou responsáveis, sempre que possível e na medida em que ocorram as mudanças no endereço e/ou outras informações relevantes, a escola deve ser comunicada para atualizar as informações no cadastro do(a) aluno(a). Sendo assim, não há necessidade de aguardar o período de matrícula e/ou rematrícula para o próximo ano letivo.

Contudo, caso ainda não tenha sido possível ir até a escola alterar o número de telefone, em cumprimento à legislação e salvaguardando o(a) aluno(a), essa correção não poderá ser feita de outra forma.

Qual o critério a escola utiliza para decidir quem pode ou não acessar o Aplicativo Aula Paraná?

O acesso ao Aplicativo é permitido para até duas filiações para cada aluno(a), conforme manifestação de quem se dirigiu até a escola para efetivar a matrícula do(a) aluno ou formalmente informado nas atualizações de cadastro ou por documento judicial referente à guarda/tutela do(a) aluno(a) menor.

Como acessar livros digitais de apoio pedagógico?

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte disponibilizou, a partir de 20 de maio de 2020, a ferramenta EDUCAR.tech nas turmas de Ensino Médio do Google Classroom e na página Aula Paraná.

Neste espaço estão disponibilizados, em parceria com editoras, Materiais Pedagógicos de Apoio para o Ensino Médio. Ressaltamos que não se tratam dos livros oficiais das disciplinas, mas sim de um compilado de livros didáticos que podem ser utilizados como materiais de apoio pelo professor, conforme sua escolha.

Não encontrou neste FAQ a resposta que estava procurando? Você está com dúvidas quanto à utilização do Aplicativo Aula Paraná ou do Google Classroom? Acesse o formulário e nos envie suas perguntas.

Preencha o formulário e nos envie suas perguntas. Fique à vontade e contribua conosco!

 

FORMULÁRIO - dúvidas quanto à utilização do Aplicativo Aula Paraná ou do Google Classroom