Ações de preservação ambiental em escolas do Paraná marcam o Dia da Árvore 21/09/2020 - 17:12

No dia 21 de setembro é celebrado nacionalmente o Dia da Árvore, data criada para conscientizar a população brasileira sobre a importância das árvores para o desenvolvimento do meio ambiente. O dia 21 foi escolhido pela proximidade com o início da primavera, que no hemisfério sul acontece no dia 23 de setembro.

Em Manoel Ribas, na região central do Paraná, o Colégio Estadual Nereu Ramos realizou uma ação para marcar o Dia da Árvore 2020. Por lá estudantes fizeram o plantio de árvores, orientados pelos professores da escola e que são responsáveis pelo projeto. “O intuito foi conscientizar todos os membros da sociedade a respeito da importância das árvores para o meio ambiente e também para nós, seres humanos", explica a professora Josieli Stipp Ranzolin.

Outra ação em prol do meio ambiente foi desenvolvida na Casa Familiar Rural em Rosário do Ivaí, como parte do Colégio do Campo Campineiro do Sul, e consistiu na montagem de uma horta, como explica o professor tutor Gustavo de Oliva Barbalarga. “Nas casas rurais familiares existe o projeto profissional de vida do jovem, em que cada aluno no terceiro ano define um tema para ser orientado. No caso da estudante Mariane Figueiredo da Silva foi o da horta orgânica”.

Gustavo comenta que a ideia é desenvolver o projeto em um espaço pequeno e com baixo custo. “O estudante pode aproveitar até materiais que existem na própria propriedade e a gente consegue fazer com que aprenda o máximo de culturas possíveis. Trabalhamos com culturas como beterraba, rabanete, cenoura, alface, agrião, salsinha. Então o aluno consegue saber o que é um tubérculo, uma folhosa” completa, explicando que tudo é feito de forma orgânica - da cultura aos fertilizantes e inseticidas.

Durante a pandemia, o projeto em Rosário do Ivaí não para. “A gente trabalha com eles mais via WhatsApp, mas eles gostam muito e adoram quando acontecem as visitas presenciais. Os alunos realmente se interessam muito”, conclui.