Alunos da rede estadual são destaque em competição de jogos on-line na Liga Estudantil 27/07/2020 - 16:55

Quatro alunos de colégios estaduais foram os grandes campeões - e 4 foram vice-campeões - das disputas da Liga Estudantil PR, competição de e-sports realizada entre os dias 25 e 26, pela RPC, em parceria com o Governo do Estado e com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed). Foram quatro categorias que reuniram jogadores de PES 2020, Fortnite, Brawl Stars e Clash Royale. Ao todo, foram 3.297 inscrições e 1.315 participantes.

A Liga Estudantil é aberta a todos os estudantes de 14 até 18 anos completos até o dia 1º de janeiro de 2020, matriculados em uma escola regular e com residência comprovada no estado do Paraná.

Vencedores de colégios estaduais - Da rede estadual, os vencedores foram os alunos: Gabriel Henrique, do Colégio Estadual Pedro Macedo de Curitiba; Eduardo Spek de Freitas, do Colégio Estadual Desembargador Clotário Portugal (em Campo Magro); Kevin Castro Pedroso Pinto, do Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg (de Curitiba) e Lucas Alexander Vera, do Colégio Estadual de Pato Branco. 

Os alunos da rede estadual que ficaram em segundo lugar foram: Lucas dos Santos, do Colégio Estadual Professor Julio Teodorico (de Ponta Grossa); Pablo Antonio Gonçalves de Oliveira, do Colégio Estadual Helio Antonio de Souza (de Pontal do Paraná), Guilherme Neinska, 15 anos, da Escola Estadual Antonio Xavier da Silveira (de Irati) e Nasi Assi Boulos Filho, do Colégio Estadual João Turin, de Curitiba.

Partidas transmitidas ao vivo - Os quatro games em disputa (PES foi disputado em duas plataformas - PS4 e Xbox) tiveram os vencedores definidos em partidas que foram transmitidas ao vivo pelo site globoesporte.com/pr.  

Na categoria Brawl Stars, o jogo era vencido por times de três jogadores. Um dos vencedores, Lucas Alexander, da rede estadual de Pato Branco, fazia parte do trio campeão.

O aluno Eduardo Spek, vencedor da categoria PSE-PS4, conta que há dois anos joga PSE e sempre competiu com colegas, quando viu a chance de se candidatar nessa competição não perdeu a chance. “Participar da Liga Estudantil foi incrível, aprendi muito e logo estarei em outras competições em outros estados brasileiros”, conta Eduardo.

O superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, afirma que a iniciativa mostra o Paraná com um potencial para se tornar um polo brasileiro de evolução de e-sport.  "Foi uma grande sacada de inovação e atualização entre os jovens paranaenses", diz.

Confira abaixo os campeões em cada disputa:

CLASH ROYALE

StangSand é o campeão de Clash Royale ao vencer LUCASCLAHS por 3X0. StangSand é o nick de Rafael Adriano Zauza Menezes Zangaritem, de 16 anos, estudante no Colégio Loanda, da cidade de Loanda. O vice-campeão foi  Lucas dos Santos, 14, do Colégio Estadual Professor Julio Teodorico, de Ponta Grossa. A fase classificatória de Clash Royale se iniciou no dia 11 e terminou no dia 12.

Ao todo, foram 809 inscritos e 388 jogadores confirmados. Na fase inicial, 800 partidas foram jogadas entre os competidores, sendo que oito participantes se classificaram para a fase final neste sábado, quando foram disputadas mais sete partidas.

 

BRAWL STARS

O time Dragon Heads, de Pato Branco, é o campeão de Brawl Stars. A equipe vice-campeã foi a Barcio, de Maringá. A disputa foi em melhor de cinco, definida com uma virada por 3x1.

O time campeão foi formado por:

Pedro Henrique Schenato, 16 anos, Colégio Integral;

Guilherme Comnisky Mezzomo, 15 anos, Colégio Alfa;

Lucas Alexander Vera, 15 anos, Colégio Estadual de Pato Branco.

Confira os vice-campeões:

Felipe Orita Pavan, 15 anos, Colégio Integral;

Ian Machado Garcia, 14 anos, Colégio Integral;

Vicenzo Dagostini, 14 anos, Escola Notre Dame.

A fase classificatória de Brawl Stars iniciou-se no dia 11 e teve um total de 809 inscritos, com 388 jogadores confirmados. No total, foram jogadas 800 partidas entre os competidores e oito deles se classificaram para a fase final neste sábado, quando foram jogadas mais sete partidas.

 

FORTNITE

O jogador Kevetro foi o grande vencedor do Fortnite ao vencer Lucky Gotozo. A decisão, que aconteceu domingo (26), teve muita emoção e estratégia, em disputa que era em melhor de três. O resultado final foi 2 a 0 para Kevetro.

Kevetro é o nick de Kevin Castro Pedroso Pinto, de 17 anos, que estuda no Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, de Curitiba. Lucky Gotozo é o avatar de Guilherme Neinska, 15 anos, da Escola Estadual Antonio Xavier da Silveira, de Irati.

A fase classificatória de Fortnite iniciou no dia 18 e teve um total de 1.806 inscritos - a maior quantidade da Liga, e 512 jogadores confirmados - também recorde. Na fase inicial, foram jogadas 550 partidas entre os competidores e 16 se classificaram para a disputa deste final de semana, que contou com mais 15 confrontos.

PES XBOX

No sábado (25), a final PES, no console XBOX, teve domínio do campeão Vitorkonig, que bateu o vice-campeão Pabloiava com vitória por 2x0, em disputa que era em melhor de três partidas. Vitorkonig se chama Vitor Gabriel Mendes Keppe Konig, tem 14 anos e estuda no Colégio Pichon, de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O vice foi Pablo Antonio Gonçalves de Oliveira, 16, do Colégio Helio Antonio de Souza, de Pontal do Paraná. Ambos jogaram com a seleção da França em toda competição.

A fase classificatória de PES 2020 iniciou-se no dia 18 e teve 250 inscritos no total, sendo 40 para XBOX. No total, foram jogadas 90 partidas entre os competidores e 16 se classificaram para a fase final de sábado, quando foram disputados mais 17 jogos.

PES PS4

O jogador Eduardinho_pr se sagrou campeão com a França ao derrotar por duas partidas a zero MagiNasi, que disputou a competição com a seleção belga.

Eduardinho_PR é o nick de Eduardo Spek de Freitas, que tem 15 anos e estuda no Colégio Estadual Desembargador Clotário Portugal, de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Já MagoNasi é Nasi Assi Boulos Filho, 14 anos, do Colégio Estadual João Turin, de Curitiba.

A fase classificatória de PES 2020 começou no dia 18 e teve 250 inscritos, sendo 48 confirmados para PS4. No total, foram jogadas 100 partidas entre os competidores e 16 se classificaram para a fase final disputada neste final de semana.