Alunos de altas habilidades e superdotação desenvolvem aplicativo inovador de estudo dos astros 19/10/2020 - 16:50

Estudar o espaço está ficando cada vez mais fácil. Estudantes da Sala de Recursos do Colégio Estadual Monteiro Lobato, no município de Sertanópolis, norte do Paraná, estão desenvolvendo um aplicativo que ajuda o aluno a estudar o universo e os astros - é o Astro Quiz.

Leandro Nunes está no terceiro ano do Ensino Médio e também é aluno da Sala de Recursos para estudantes com altas habilidades e superdotação. Ele conta que sempre foi apaixonado por conhecer mais a respeito do universo; assim, criar um projeto científico que possibilita as pessoas a entenderem mais a respeito do espaço é seu grande objetivo.

“Vimos que muitos alunos tinham dúvidas, mas também interesse em aprender mais a respeito do espaço. Foi então que fizemos todo um estudo em cima desse tema, criamos conteúdos de estudo sobre o espaço, universo e assim chegamos ao nosso Astro Quiz - Aplicativo Pedagógico, interativo e multidisciplinar de astronomia para alunos da educação básica”, explica o jovem.

Projeto Científico com grande potencial - Em 2018, orientado pela professora Francislene Ramos, ele participou de uma feira científica com sua colega Caroline Bavati de Campos. Juntos, decidiram criar um projeto que ajudasse estudantes a aprenderem mais sobre os astros. A ideia deu tão certo que em 2019 produziram um aplicativo e agora, em 2020, estão testando o aplicativo em diferentes plataformas para o uso de mais alunos.

“Eu cuido da parte de programação, design do produto e exatas; a Caroline cuida da parte teórica e elaboração de conteúdos. A professora nos orienta em todo o processo e estamos tendo bons progressos”, explica Leandro.

Para a professora Francislene Ramos, o trabalho dos estudantes tem um potencial de expandir o conhecimento dos alunos a respeito da astronomia. “Acompanhar o desenvolvimento do projeto Astro Quiz tem sido muito importante para mim, e ver o comprometimento e o progresso dos meus alunos é também muito gratificante”, conclui a professora.

Aplicativo inovador para estudar os astros - A aluna Carolina, que também é da sala de Altas Habilidades, afirma que o aplicativo Astro Quiz tem um diferencial quando comparado com outros projetos acadêmicos de estudo dos astros. “Nós já encontramos aplicativos parecidos com o nosso. Porém não apresentam todas as funções que este.  Esse foi mais um motivo para iniciarmos esse projeto. Agregar mais funções nele”, explica a estudante.

O aplicativo ainda está em fase de testes; seu atual modelo está sendo avaliado e modernizado pela equipe que está produzindo. O plano é colocá-lo disponível nas plataformas do App Store já em 2022.

Reconhecimento nacional - O projeto científico Astro Quiz já teve reconhecimento e ganhou diversos prêmios em várias feiras de ciências regionais e nacionais, entre as quais a FIciências, em Foz do Iguaçu, em 2018; a Feira Paranaense de Ciência e Tecnologia – Feparcit, em Cascavel, em 2019; a feira Mocica, no Ceará, em 2019; o Sitec, Simpósio Interativo de Londrina, em 2019, e o Prêmio Respostas para o Amanhã, da Samsung, em 2020.