Alunos de colégio estadual confeccionam máscaras para doar às famílias em situação de vulnerabilidade social 08/07/2020 - 16:59

Mesmo em pandemia, o projeto “Empreendedorismo Social”, aplicado aos alunos do Colégio Estadual Telmo Octávio Müller, de Marmeleiro, no Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, continua a se desenvolver. No entanto, o objetivo do programa agora é outro: ensinar os alunos a produzirem máscaras de pano para doar às famílias de vulnerabilidade social da escola e da comunidade.

Desde 2017, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a instituição desenvolve o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), atendendo a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto tem como base despertar no aluno o comportamento empreendedor e apresentar a ele um plano de negócios.

Uma das atividades do projeto é o “Empreendedorismo Social”, em que os alunos identificam oportunidades e necessidades da comunidade para desenvolver projetos que atendam a essas demandas. Assim, diante da atual situação pandêmica pelo novo Coronavírus, e contando com o apoio de empresas regionais na doação de matéria prima, decidiu-se confeccionar máscaras para doar às famílias cadastradas no Programa Bolsa Família que possuem filhos matriculados no colégio.

“É uma ação que visa oportunizar proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade social; a atitude dos alunos é um exemplo a ser seguido. Diante de uma fragilidade, é importante a prática da empatia acompanhada de uma ação imediata”, afirma a diretora Rosângela Prestes.

SOBRE O PROJETO - A Educação Empreendedora promove o conhecimento do processo produtivo ou as fases de desenvolvimento pelas quais cada produto passa até chegar o consumidor. Isso garante o desenvolvimento da criatividade, habilidades motora e financeira, planejamento e avaliação de diferentes realidades, assim como o desenvolvimento da capacidade de agir diante de uma situação emergencial.