Aula Show recebe o Atleta Paranaense da Seleção Brasileira de Futebol de 5 27/07/2020 - 10:26

Após um hiato, o Aula Show retorna, e terá a participação de Tiago Silva, um dos principais jogadores da seleção brasileira de Futebol de 5, para atletas com deficiência visual. O programa vai ao ar nesta quarta-feira (29), às 18 horas, no intervalo do Aula Paraná.

Tiago nasceu com um alto grau de miopia, e durante sua infância sofreu um descolamento de retina nos olhos, o que o deixou completamente cego. Ele é jogador de Futebol de 5, um jogo inclusivo para deficientes visuais, desde 2009. É Campeão Mundial e da Copa América. Tiago é paranaense e cresceu no município de Pinhais - PR.

O Futebol de 5 é exclusivo para cegos ou deficientes visuais. As partidas normalmente são em uma quadra de futsal adaptada, mas, desde os Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, também têm sido praticadas em campos de grama sintética. O goleiro tem visão total e não pode ter participado de competições oficiais da Fifa nos últimos cinco anos.

O jogo tem dois tempos de 25 minutos e intervalo de 10. A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. A torcida só pode se manifestar na hora do gol. Há, ainda, um guia (chamador) que fica atrás do gol adversário para orientar os atletas do seu time. Ele diz onde os jogadores devem se posicionar em campo e para onde devem chutar. O técnico e o goleiro também auxiliam em quadra.

O Aula Show - O programa Aula Show é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) e acontece todas quartas-feiras, às 18 horas, nos intervalos do Aula Paraná - sistema de aulas não presenciais criado para o período de pandemia. 

A cada novo episódio uma nova personalidade é convidada para participar do bate-papo e falar um pouco sobre sua vida, carreira e sua ligação com a educação e com a sala de aula.

Assista e participe pelo link https://www.youtube.com/watch?v=IYcQobLfaag.