Baseado em cinco pilares, EaD Aula Paraná se consolida e alcança 1 milhão de alunos no estado 16/05/2020 - 22:54

Diferente do que foi divulgado em fake news que circula na rede social neste final de semana, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) esclarece que, com pouco mais de um mês desde sua implantação, o EaD Aula Paraná já se consolidou como uma das mais completas plataformas de aulas não presenciais do Brasil, sendo base, inclusive, para as alternativas adotadas em diversos outros estados do País. A boa posição não é por acaso; o Aula Paraná é completo: são cinco pilares diferentes, que, juntos, buscam atender a totalidade dos 1,07 milhão de alunos da rede estadual, meta atingida nestes primeiros 40 dias de EaD.

OS CINCO PILARES - Desde o dia 6 abril, funciona um sistema multiplataforma (Aula Paraná) que disponibiliza conteúdo didático, com transmissão de videoaulas em três canais digitais abertos de TV, com o canal Aula Paraná no YouTube, com a criação de salas de aulas virtuais no Google Classroom e com o aplicativo Aula Paraná, que disponibiliza pacotes gratuitos de 3G e 4G capazes de cobrir 99,7% de todo o estado, segundo a Anatel, e que fornece acesso para todos esses conteúdos digitais. Além disso, são entregues materiais impressos aos alunos que não têm acesso à TV aberta ou ao celular por onde poderia acessar as redes 3G e 4G disponibilizadas pela Seed. Muitos deles também são atendidos pelas 231 mil cestas básicas entregues quinzenalmente.

Com a transmissão nos 3 canais digitais abrangem regiões onde vivem mais de 10,5 milhões de paranaenses, exibindo, até o momento, 1.028 aulas durante 24 horas nos sete dias da semana. O Canal YouTube Aula Paraná conta com mais de 16 milhões de visualizações.

O aplicativo Aula Paraná, que fornece internet de graça para o conteúdo on-line, foi baixado por mais de 800 mil usuários. E esse aplicativo tem 579 mil acessos únicos, sendo que, dessas pessoas, 539 mil acessam diariamente o Google Classroom, que são as salas de aulas virtuais, onde estão as atividades, conteúdo didático e vídeos e materiais de apoio. Segundo levantamento diário, 97% dos quase 43 mil professores acessam os sistemas on-line. Ademais, há ainda os alunos que buscam materiais impressos nas escolas estaduais.

A união desses cinco pilares faz com que a totalidade dos 1,07 milhão de alunos paranaenses possam ter acesso a pelo menos uma alternativa do EaD Aula Paraná e possam dar continuidade aos seus estudos, seguindo seu ciclo regular de desenvolvimento.

Para Renato Feder, Secretário de Estado da Educação, criar alternativas que pudessem atender a todas as diferentes realidades do Paraná foi sempre a preocupação com o Aula Paraná.

"Nosso estado é extremamente diversificado, de norte a sul temos realidades completamente opostas entre si. Por isso desde o começo desenvolvemos não uma, nem duas opções, mas cinco alternativas para que nenhum estudante ou professor ficasse de fora, longe de suas aulas", destacou.

"Os números mostram que o esforço do estado não foi em vão: com as cinco alternativas, alcançamos praticamente a totalidade dos mais de um milhão de alunos da Rede. No YouTube temos números impressionantes, o aplicativo e o Classroom estão com boas frequências, a TV é um sucesso e o esforço da Rede em fazer as atividades chegarem em quem precisa é de emocionar", completou o secretário. 

BUSCA ATIVA - Desde que começou  o Aula Paraná, os núcleos de Educação, diretores de escolas e professores estão fazendo busca ativa dos alunos. Há diversos casos de ações criativas, como no município de Rebouças, onde o núcleo doou uma televisão para uma família que jamais teve esse aparelho; em Assis Chateaubriand, em que o diretor doou um notebook para três crianças e leva o material gravado em pen-drive, ou no Litoral e algumas cidades do Interior, onde os professores estão usando carros de som para estimularem os alunos a participarem das aulas.

FORMAÇÃO CONSTANTE - Os professores já passaram por mais de mil lives, videoconferências, meetings e outras reuniões virtuais, em que foram feitas ações de formação, tiradas dúvidas e repassadas orientações.