Campanha de combate à violência contra a mulher 13/11/2015 - 16:30

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) realiza, no próximo dia 17, às 10h, a Escola Interativa de lançamento da Campanha “Escola Livre de Violência Contra as Mulheres”. Todas as escolas e colégios da rede pública do Paraná estão convidados. A conferência será proferida pela tenente da reserva da Polícia Militar Luci Belão, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba.

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, afirma que a conscientização de educadores e estudantes sobre o tema é fundamental para combater esse tipo de violência. “Conscientizar nossas crianças e jovens sobre o tema é muito importante”, diz a secretária. A superintendente da Educação, Fabiana Campos, afirma que a Secretaria da Educação está empenhada no enfrentamento a todas as formas de violência contra mulheres. A chefe do Departamento da Diversidade da SEED, Marise Ritzmann, frisa que a violência contra as mulheres machuca a família inteira.

Com a campanha, a SEED busca levar informações e despertar o debate sobre o tema nas escolas de todo o Estado, mobilizando não só professores e estudantes da rede pública, como também toda a comunidade escolar. Melissa Colbert Belo, da Coordenação das Relações de Gênero e Diversidade Sexual, afirma que é necessário trabalhar com a temática das relações de gênero na escola para enfrentar a persistência das violências contra as mulheres.

O dia 25 de novembro é considerado o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher”. A data busca estimular governos e sociedade civil organizada a realizarem eventos anuais de conscientização sobre essa questão. A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta do assassinato de três ativistas da República Dominicana que lutavam contra a ditadura em seu país e foram perseguidas, diversas vezes presas, até serem brutalmente assassinadas. Organizações de mulheres de todo o mundo, reunidas em Bogotá, por ocasião do primeiro Encontro Feminista da América Latina e Caribe, em 1981, propuseram essa data como o “Dia da Não Violência Contra a Mulher”. Passados mais de 50 anos, a temática das violências contra mulheres ainda é alarmante, exigindo que a educação também coloque o tema em debate.

Acesse a Escola Interativa: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1275

Participantes:
Fabiana Campos – Superintendente de Educação;
Olympio de Sá Sotto Maior Neto – Procurador de Justiça do Estado do Paraná – Ministério Público do Paraná;
Teresinha Beraldo Ramos – presidente da Câmara Técnica de Gestão do Pacto Nacional de enfrentamento da violência contra Mulheres e Coordenadora de Políticas para Mulheres do Estado do Paraná (SEDS);
Dóris Margareth de Jesus – Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná.

Conferencista:
Luci Belão – Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba.