Conselhos de classe on-line são realizados em todas as escolas do Paraná 30/06/2020 - 14:27

Das 2,1 mil escolas estaduais do Paraná, mais de 90% já realizaram seus conselhos de classe para fechamento do trimestre. No entanto, todas essas reuniões foram feitas on-line, via Meet ou em outras ferramentas virtuais.

Os conselhos de classe acontecem normalmente ao final de cada trimestre e têm o objetivo de possibilitar aos professores e às equipes pedagógicas conversas sobre o desempenho de suas turmas, abordar sobre práticas pedagógicas e novas metodologias a serem aplicadas em suas salas. Neste ano, devido à pandemia do Covid-19 e ao isolamento social, as reuniões foram realizadas de uma maneira diferente - todas on-line.

O diretor de Educação, Roni Miranda Vieira, pontua que esses conselhos de classe são fundamentais para os professores prosseguirem com as aulas nos trimestres seguintes. “O conselho de classe é importante porque ele define as ações que a escola vai trabalhar com o aprendizado dos alunos”, explica.

Roni também comemora o fato de todos os professores estarem participando dos conselhos de classe on-line. Para ele, isso mostra que, mesmo em casa, os professores estão empenhados no aprendizado de qualidade dos alunos. “Os professores se adaptaram às ferramentas virtuais e ao Aula Paraná. O conselho de classe feito de forma totalmente virtual por eles é um reflexo disso”, conta.

No Núcleo Regional de Educação de Umuarama, as equipes pedagógicas finalizaram seus conselhos de classe ainda na segunda semana de junho. Todas as reuniões foram feitas on-line via Meet, e os professores puderam fazer um balanço do aprendizado dos alunos no Aula Paraná. “Achei prático e funcional. A reunião via Meet facilitou a participação de todos os professores”, conta a professora de Arte Jaqueline Palhares, do Colégio Estadual Jabuticabeira, de Umuarama.

Adesão dos alunos e dinamização das aulas - Um dos assuntos debatidos foi a necessidade de continuar reforçando com os alunos a importância da presença diária no Classroom. A professora Maria Irenilda, do Colégio Estadual Reinaldo Sass, em Francisco Beltrão, confirma: “Sou professora de Matemática e nos Meets que participamos o principal assunto foi a nossa adaptação às ferramentas virtuais e a adesão dos alunos”, pontua.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha, o Aula Paraná está chegando quase à totalidade dos alunos e professores da rede estadual, superando a marca de 90%. Nos conselhos de classe esses assuntos foram tratados e novas estratégias foram elaboradas para continuarem expandido a adesão dos alunos.

O professor Daniel Reginato, do Colégio Estadual São Cristóvão, de Manfrinópolis, oeste do Estado, enfatiza que os meets facilitaram as reuniões neste momento de pandemia. “Nosso Conselho de Classe foi realizado via Meet e foi extremamente positivo para professores, equipe pedagógica e diretores. E atendeu todas as necessidades que nós tínhamos”, conta.

Ele também afirma que, após as reuniões virtuais, os professores puderam identificar onde estão acertando e errando em suas aulas on-line, e após essa troca de informações poderão melhorar seu desempenho. “Após as reuniões, temos novas estratégias para atuar com os alunos, enquanto durar a pandemia”, conta.

Roni explica que esses encontros são necessários, pois os professores podem trocar experiências e identificar onde podem melhorar e onde já se veem bons desempenhos. “Neste momento de pandemia, o conselho de classe se mostrou muito necessário, pois avaliamos o desempenho dos alunos com as aulas remotas”, conclui.