Credenciamento da Educação para cargos de liderança priorizou competências técnicas e valorizou servidores 15/10/2019 - 14:40

De forma inovadora, cargos de liderança e técnicos da atual gestão da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, como chefias dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), coordenadores, chefes de departamento e técnicos administrativos e pedagógicos, foram preenchidos por meio de credenciamento que priorizou competências técnicas dos candidatos. Os processos buscaram identificar pontos como liderança, visão estratégica, foco em resultados, capacidade analítica e gestão de projetos educacionais.
 
Para as coordenações e chefias de departamento, as etapas consistiram em inscrições e cadastro de currículo on-line, teste e estudo de caso on-line e entrevista presencial. Já para os candidatos a chefes dos NREs, houve também uma apresentação de projeto de gestão para uma banca avaliadora composta por especialistas e gestores da Seed. Mais de 2 mil pessoas participaram desses credenciamentos. 

A pasta optou por uma seleção nesses moldes por entender que a presença de líderes e servidores qualificados para os desafios da carreira pública é fundamental no processo de fortalecimento do Estado. Além disso, o Governo do Paraná compreende que a pauta da Educação é de extrema importância e urgência para a atual Administração.
 

CHEFES DE NÚCLEO - No processo seletivo para a chefia dos NREs, do qual participaram 1732 candidatos, a iniciativa rompeu com as tradicionais indicações políticas, além de ter envolvido diretamente a alta cúpula do Governo e da Secretaria da Educação e do Esporte.
 
Chefe do núcleo de Irati, Marcelo Komar afirma que decidiu participar da seleção por ter entendido que o processo prezaria pelas qualificações técnicas.

 

“Eu decidi participar porque foi um processo inédito no Paraná. Pude perceber que seu objetivo era viabilizar ações que iriam ao encontro da necessidade das escolas, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem e o relacionamento com a comunidade escolar. O saldo final da experiência foi a valorização do profissional das escolas”, opina.
 
O processo de credenciamento do qual Marcelo participou resultou no preenchimento dos cargos de chefia de 29 dos 32 NREs. Desses 29 candidatos selecionados inicialmente, dois foram substituídos - dos Núcleos de Curitiba e Guarapuava. Em outros três Núcleos - Maringá, Dois Vizinhos e Pitanga - o processo de credenciamento não selecionou candidato e os chefes interinos foram mantidos no cargo.
 

IGUAIS POSSIBILIDADES – Coordenadora de Currículo, Formação de Professores e Conteúdo Pedagógico, Laís Cordeiro conta que já tinha a experiência que o cargo exigia na rede privada, mas nunca tivera a oportunidade de mostrar ao setor público a competência que possuía para a função. Laís ressalta, ainda, a criação de um banco de talentos que esse modelo de credenciamento permitiu.  

“Desde o início ficou claro que se eu não fosse aprovada para o cargo ao que me candidatava, poderia ser aproveitada pela secretaria em outro momento para outra função. De qualquer modo, portanto, estaria mostrando o que sou capaz de desenvolver”, afirma.
 
Laís também destaca a organização de todo o processo. A seu ver, as etapas foram bem estruturadas e coerentes, capazes de fazer os candidatos compreenderem o porquê de avançarem ou não para as fases seguintes.

FERRAMENTA PARA O GESTOR - “O credenciamento possibilita ao gestor prezar pela competência técnica no momento da seleção”, destaca Nicolas Powidayko, chefe do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica, que utilizou o credenciamento para compor a sua equipe.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte está comprometida com essa nova forma de selecionar profissionais na gestão pública, aprendendo com essa experiência pioneira e buscando aprimorar a transparência do processo.

OUTROS CREDENCIAMENTOS - As inscrições estão abertas para interessados em compor a equipe técnica da Ouvidoria da Secretaria e podem ser realizadas pelo link http://www.credenciamento.seed.pr.gov.br/. Para mais informações: credenciamento@seed.pr.gov.br  e (41) 3340-8426.

GALERIA DE IMAGENS