Credenciamento de Diretor Cívico-Militar e Monitor Cívico-Militar é prorrogado até 29 de janeiro 20/01/2021 - 11:20

Foi prorrogado o período de credenciamento para Diretor Cívico-Militar e Monitor Cívico-Militar dos Colégios Cívico-Militares do Paraná. Os interessados têm até o dia 29 de janeiro de 2021 para se inscrever no processo seletivo. São 806 vagas destinadas ao Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV). Podem participar do credenciamento os policiais militares que tenham entrado para a reserva remunerada até 31 de dezembro de 2020.

Para se inscreverem, é necessário que os interessados procurem o Setor de Pessoal das unidades da Polícia Militar, nas regiões do estado que vão receber colégios do Programa. Também é necessária a apresentação do RG, formulário de dados biográficos (já preenchido), uma declaração de próprio punho de que o candidato não exerce cargo público, e a data da Reserva Remunerada no Diário Oficial.

Podem concorrer à vaga de Diretor Cívico-Militar os militares da reserva com posto entre 3° sargento e coronel, e entre soldado de 1° classe e subtenente para os interessados na função de Monitor Cívico-Militar. O processo seletivo ainda inclui exames de aptidão e capacidade física, investigação da vida funcional e social, entre outros. Mais informações podem ser encontradas em http://www.seguranca.pr.gov.br/edital-CMEIV

 

COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES — Em 2020, 199 colégios da rede estadual aprovaram a adoção do modelo cívico-militar - decisão tomada após consulta pública com professores, funcionários, alunos maiores de 18 anos e pais e responsáveis legais de estudantes das escolas. Com o novo modelo, os alunos terão aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo, com ênfase no estudo de leis e cidadania. Os alunos do Ensino Médio também terão aulas de Educação Financeira.

A gestão dos colégios será compartilhada entre o diretor civil e o militar. O primeiro permanece encarregado das questões pedagógicas e o outro é responsável pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança e atividades cívico-militares. O programa é o maior do País na área, com investimento de cerca de R$ 80 milhões.