Diálogo aberto: diretores escolares se reúnem com secretário 06/03/2020 - 15:00

Cerca de 70 diretores de escolas do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte estiveram na manhã desta sexta-feira (6) na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) participando de um encontro com o secretário Renato Feder e chefes de departamentos da pasta. O encontro faz parte de uma série de eventos promovidos pela Seed com o objetivo de aproximar as escolas da secretaria e de oportunizar um momento de intercâmbio de ideias entre os diretores e o secretário. 

Acompanhados pela chefe do NRE, Debora Zanchettin, os diretores foram recepcionados pelo secretário, pelo diretor-geral, Gláucio Dias, pela diretora de Planejamento e Gestão Escolar, Adriana Kampa, e pela chefe de gabinete, Ângela Mercer de Mello.

Após a recepção, os diretores tiveram um momento com o secretário, em que foram abordados assuntos como o novo modelo de formação docente continuada, a Prova Paraná e estratégias pedagógicas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, também puderam conversar com chefes de diversos departamentos da Seed para esclarecer dúvidas e contribuir com sugestões e críticas aos processos adotados em cada setor. 

Segundo Feder, os encontros com diretores, que acontecem desde o ano passado sempre na sede da secretaria, são um momento valioso de escuta.

"Os diretores trazem suas considerações sobre os programas da secretaria, dão sugestões e fazem suas críticas ao que consideram que pode ser melhorado. É importante que a gente escute, porque a rede de ensino é construída junto com os servidores", explica. 

O diretor Vanderlei de Souza, do Colégio Estadual Agembi, de Almirante Tamandaré, conta que o encontro é uma oportunidade de dividir o que acontece na escola e trazer a visão que o gestor tem, já que ele vive a escola diariamente. A diretora Marcia Menezes, do Colégio Estadual Daniel Rocha, em Pinhais, concorda. "É excelente. É a primeira vez, em 33 anos de serviço público, que vejo essa abertura para que a gente possa compartilhar nossas angústias e contribuir com ideias", disse.