Dias de Estudo e Planejamento acontecem em 03 e 04 de fevereiro. Materiais para download aqui. 31/01/2020 - 17:03

Professores e funcionários das escolas da rede estadual de ensino participam, nos dias 03 e 04 de fevereiro, dos Dias de Estudo e Planejamento para o 1º trimestre letivo de 2020, momento em que serão realizados estudos, debates e atividades para o planejamento das ações pedagógicas desse ano.

As atividades estão organizadas em dois momentos: no dia 03, professores, pedagogos, agentes I e II se reúnem com a equipe diretiva na instituição de ensino; já no dia 04, os professores se reúnem por componente curricular em instituições polo, conforme organização estabelecida por cada Núcleo Regional de Educação (NRE).

Os materiais pedagógicos para os Dias de Estudo e Planejamento podem ser acessados aqui.

A organização dessa forma foi pensada de forma a possibilitar que os profissionais da educação tenham primeiro um momento de debate sobre temas pertinentes ao contexto da sua escola e de análise das ações realizadas em 2019 e dos dados referentes à aprendizagem, reprovação e abandono. Esses dados devem subsidiar a elaboração do Plano de Ação da instituição.

Em seguida, os profissionais têm a oportunidade de se reunir com professores das mesmas disciplinas, para um momento de desenvolvimento curricular, considerando as especificidades de cada área de conhecimento.

“Dessa forma, reunindo profissionais que trabalham com a mesma disciplina, a gente consegue privilegiar o trabalho por componente curricular e trabalhar melhor os nossos documentos orientadores: o Currículo da Rede Estadual Paranaense, os Descritores da Prova Paraná e as Dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo é aprimorar a prática pedagógica na elaboração do Plano de Nivelamento”, explica o Diretor de Educação, Raph Gomes Alves.

CALENDÁRIO – O calendário escolar 2020 destina seis dias exclusivamente para estudo e planejamento, divididos em quatro períodos ao longo do ano. Além do encontro nos dias 03 e 04 de fevereiro, os outros encontros acontecem nos dias 15 de maio, após o fechamento do primeiro trimestre; nos dias 20 e 21 de julho, após as férias escolares, e em 11 de setembro, antes do início do último trimestre letivo.  As datas foram definidas para logo após o fechamento dos trimestres, para possibilitar que os profissionais discutam ações pedagógicas a partir dos resultados obtidos até então.