Educa Juntos vai garantir suporte técnico e pedagógico aos municípios 16/10/2020 - 14:15

O governador Carlos Massa Ratinho Junior implementou oficialmente no último dia 5 o programa Educa Juntos, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) com apoio de outros órgãos, para apoiar os municípios na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes paranaenses desde a Educação Infantil.

A proposta, com adesão voluntária dos municípios, visa a ampliar o suporte técnico e pedagógico e a promover ações colaborativas para garantir o ensino de qualidade da rede pública desde a base, e superar as eventuais distinções das políticas públicas educacionais, integrando secretarias e oferecendo um percurso contínuo ao longo de todas as etapas da Educação Básica.

Baseado em governança participativa e boas práticas pedagógicas, o programa vai ofertar formação continuada para mais de 70 mil profissionais de educação das redes municipais e disponibilizar materiais de apoio pedagógico impressos a partir de 2021, além do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná – SAEP, sistema próprio de avaliação do estado em Língua Portuguesa e Matemática.

"Essa troca de experiências de aprendizagem, práticas inovadoras e trabalho pedagógico conjunto é inédita e vai permitir uma uniformidade do ensino e uma melhor evolução dos nossos estudantes", destaca o secretário da Educação, Renato Feder.

AVALIAÇÕES - Uma das iniciativas do programa começou ainda em 2019, quando os municípios passaram a ter acesso sem ônus a instrumentos de avaliação, como a Prova Paraná (para o 2º ano e 5º ano do Ensino Fundamental) e Fluência (2º ano). Eles funcionam como uma ferramenta pedagógica para cada escola, que usa seus resultados para entender mais detalhadamente o que os alunos estão aprendendo e o que não estão e, assim, definir ações direcionadas para melhorar a aprendizagem. Interrompida em 2020 em razão da pandemia, a Prova Paraná deve voltar em 2021.

MATERIAIS - Entre as ações previstas pela Secretaria da Educação está o fornecimento às redes municipais de um material complementar de apoio didático, focado na alfabetização para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. É um material de qualidade, contemplando os objetivos de aprendizagem e conteúdos de cada fase, conforme o previsto no Referencial Curricular do Paraná. A ação deve beneficiar 255 mil alunos. A entrega desse material ainda não tem data definida, mas só poderá ocorrer após o período eleitoral.

FORMAÇÃO - Os professores, pedagogos, gestores das escolas e as equipes técnicas municipais já estão passando por formações continuadas, com foco no aprimoramento profissional. Neste mês, a Seed promoveu o curso Formadores em Ação, que oferece formação on-line para cerca de 1,8 mil pessoas e que deve ir até dezembro.

O curso se divide em dois módulos, sendo um para formadores e um para gestores. Estão confirmadas mais de 900 pessoas para o módulo de formadores e 800 para o módulo de gestores. A expectativa é de que o curso de gestores vá até dia 12 de novembro. O segundo módulo deve começar dia 26 de outubro e terminar em 7 de dezembro. A formação terá certificação emitida pela Seed e utilizará o ambiente da plataforma Moodle, inteiramente em EAD.

COMITÊ - O Programa Educa Juntos contará com um Comitê Executivo Estadual, órgão mobilizador e de acompanhamento, que será designado pela Seed e formado por representantes não remunerados da própria Secretaria, da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação – UNDIME/PR, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME/PR, da  Associação dos Municípios do Paraná – AMP e do Conselho Estadual de Educação – CEE/PR.

A ideia que é também sejam criados comitês regionais com objetivo de articular a execução das ações, conforme as diretrizes e orientações do Comitê Executivo Estadual e levantar as pautas locais. Instituições públicas e privadas também poderão contribuir com o desenvolvimento do Programa Educa Juntos mediante a celebração de convênios, termos de cooperação, instrumentos de parceria e congêneres, com o estado do Paraná ou com os municípios.