Educação consulta comunidade escolar sobre remanejamento de alunos 25/11/2020 - 14:44

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) está debatendo em comunidades escolares de Curitiba um possível remanejamento de turmas para colégios com melhor infraestrutura. A consulta faz parte do planejamento anual das escolas, que prepara as turmas para 2021.

A diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Escolar, Adriana Kampa, explica que esse tipo de procedimento é usual e sempre é feito em decisão conjugada com as comunidades escolares. “Como parte do planejamento para o ano letivo de 2021, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte está propondo algumas mudanças para melhor aproveitar a estrutura da rede e também melhorar as condições de ensino para os estudantes”, disse.

Adriana conta que essas alterações foram objeto de estudos e também foram motivadas por demandas da comunidade. Neste momento, essas propostas serão debatidas democraticamente com as comunidades escolares para então definir como fica para o ano que vem. “Na lista, há pedidos do Ministério Público, que pede mudança por melhorias e acessibilidade, e há pedidos dos alunos que estão querendo espaços maiores”, acrescenta a diretora.

Propostas de remanejamento:

CEEBJA Dr. Luiz Losso Filho: prédio cedido pelo município de Curitiba à noite (de dia funciona o Colégio Municipal Anísio Teixeira);

-  Mudança proposta para o C.E. Plínio Tourinho: prédio do Estado do Paraná, que fica a 1,5 km de distância;

- Local tem restrição de horário, por ser um prédio municipal. Aulas começam às 18h e finalizam às 22h. O horário prejudica alunos que trabalham, pois não conseguem chegar no horário. Assim, muitos deles têm faltas nas primeiras aulas. Com a mudança, o CEEBJA voltaria ao horário normal, das 18h 30min às 22h 30min, com mais tempo para os alunos chegarem, além de mais espaço;

- CEEBJA passaria a ter 15 salas disponíveis em vez das atuais oito.

Colégio Estadual Dom Orione: prédio locado no valor mensal de R$ 21.367,79;

- Colégio com fila de espera e não pode ser ampliado onde está. Não tem oferta de Ensino Médio em virtude dessa limitação de espaço, e a comunidade já manifestou interesse de mudança;

- São 10 salas no espaço, todas sempre ocupadas, com 622 alunos ao todo;

- Mudança para onde é hoje o C.E. Nilson Ribas: prédio do Estado do Paraná e que fica a 1,3 km do Dom Orione;

- Lá são 13 salas no local com 226 alunos, hoje são seis salas ociosas pela manhã e 10 à tarde;

- Ou seja, o colégio Dom Orione manteria o nome em novo local.

CEEBJA Poty Lazzarotto: prédio locado e sem acessibilidade. MP-PR já solicitou várias melhorias no local. Valor de locação mensal de R$ 28 mil, mais R$ 3 mil de condomínio. São 968 alunos matriculados;

- Mudaria para o prédio do CE Tiradentes, do estado, que fica a 450 metros de distância. Novo local fica mais perto de diversos pontos de ônibus, melhorando o acesso.

Colégio Estadual Tiradentes
- O Colégio Estadual Tiradentes, ao longo dos anos, teve uma redução de alunos, que migraram para diversas escolas. Hoje conta com 102 alunos, menos da metade que em 2018. Todos eles seriam transferidos para o Colégio Estadual do Paraná, distante 400 metros.

Colégio Estadual Conselheiro Zacarias
- O Colégio Conselheiro Zacarias vivenciou a mesma situação que o Colégio Tiradentes, com redução de alunos. Por isso, também mudaria para o Colégio Estadual do Paraná, distante mil metros. O prédio do Colégio Zacarias terá outro uso pelo Governo do Estado.

Colégio Estadual Amâncio Moro
- Ocupa prédio da Prefeitura de Curitiba; por isso, é proposta a transferência para um prédio do estado, o Colégio Estadual do Paraná. Hoje são 157 alunos matriculados lá, que ocupam somente três das 15 salas disponíveis, tanto de manhã quanto à tarde.

Colégio Estadual Dr. Francisco Azevedo Macedo
- Alunos seriam remanejados para instituições de ensino mais próximas de suas residências ou instituições de ensino de preferência da família. O prédio continuará sendo usado pela Educação para dar continuidade ao CEEBJA CIC, que está nesse local desde 2019.