Escolas acolhem pais e estudantes para orientar sobre biossegurança durante aulas presenciais 24/02/2021 - 11:02

Entre os dias 20 e 27 de fevereiro, escolas estaduais de todo o Paraná estão abertas para receber pais e familiares de estudantes da Rede Pública de Educação, para mais uma etapa de orientação sobre o início do ano letivo híbrido em 2021. O treinamento apresenta aos responsáveis as adaptações e protocolos de biossegurança que serão adotados pelas instituições a partir de 1º de março. Além disso, estudantes também serão recebidos nas escolas para as mesmas orientações, entre os dias 24 e 26 de fevereiro.

As ações fazem parte de um longo cronograma de capacitações e instruções iniciado no dia 11 de fevereiro, quando profissionais das escolas se reuniram para entender melhor sobre o sistema híbrido e o atendimento aos estudantes. Além da visita nas escolas, a Seed-PR já promoveu capacitação para o novo Registro de Classe Online 2.0 (sistema de registro de frequência e notas de estudantes) e sobre protocolos de biossegurança para funcionários das escolas.

Cada comunidade escolar pode organizar a recepção aos pais e responsáveis dentro dos próprios cronogramas. Em Pinhais, por exemplo, o Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia realizou a orientação nesta terça-feira (23), com os familiares dos estudantes do 1° ano do Ensino Médio. Cerca de 30 responsáveis estiveram na instituição na manhã de terça e puderam tirar dúvidas sobre como a escola se organizou para o retorno presencial. 

Para Valdacir Ramão, pai de um estudante que acaba de entrar no Ceep Newton Freire Maia, o protocolo de biossegurança foi bem construído. “O protocolo está muito bem montado, mas existe bastante responsabilidade também do estudante respeitar a orientação que ele recebe”, diz. Ele comenta que os pais se envolveram no processo de elaboração do protocolo e elogia a organização da escola. “Em todas as unidades escolares, foi formada uma comissão e há um diretor responsável. Então, nós nos sentimos seguros e estamos cientes de que, percebendo algum tipo de problema, a gente tem a responsabilidade de colaborar com o processo”, afirma.

A diretora pedagógica do Newton Freire Maia, Ana Paula Querubim Andrades, destaca a importância da parceria com as famílias no ano letivo de 2021. “A escola conta com a honestidade dos pais ao conversarem com os filhos e, se for necessário, não enviar o estudante para a escola caso haja sintoma. Não haverá prejuízo no ensino e, ao fazer isso, a família protege os outros colegas”, reforça.

Acolhida aos estudantes — Além de todas as ações já realizadas no cronograma de orientações, o calendário prevê uma acolhida aos estudantes nas escolas entre os dias 24 e 26 de fevereiro. O acolhimento vai acontecer de forma escalonada conforme as turmas das escolas. Cada grupo vai permanecer um período no colégio, recebendo orientações sobre os protocolos de biossegurança e o formato das aulas híbridas. Também serão realizadas atividades de cunho socioemocional.

As orientações vão tratar sobre o momento de entrada e saída e de como os alunos devem se portar nos momentos de recreio e refeições, entre outras atividades. Sobre as aulas virtuais e presenciais, os estudantes serão instruídos a respeito de como vão funcionar o revezamento em sala de aula e o processo de adaptação para os que optarem em continuar no ensino remoto. A acolhida também vai acontecer por meio do Google Meet, para os estudantes que não puderem comparecer presencialmente.