Escolas trabalham temática da violência contra mulher 25/11/2015 - 17:10

Esta quarta-feira, 25 de novembro, é o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher”. A data remete ao ano de 1960, quando este dia foi marcado pelo assassinato de três ativistas da República Dominicana que lutavam contra a ditadura em seu país e foram assassinadas. É o dia que marca o início dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, fechando no dia 10 de dezembro com a celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Para conscientizar os estudantes e despertar a reflexão e o debate sobre o tema, as escolas estaduais em todo o Paraná estão realizando diversas atividades, como palestras, debates e apresentação de trabalhos. A maneira como o tema será trabalhado junto aos alunos fica a critério de cada unidade.

A superintendente da Educação, Fabiana Campos, explica que é muito importante trabalhar com essa temática no ambiente escolar, pois o Paraná recebeu 2930 registros de denúncias de violências contra mulheres pela Central de atendimento a Mulher 180 somente no ano de 2014. “Nossos estudantes têm direito a uma educação que promova o respeito fazendo o enfrentamento a todas as formas de violência”, frisa a superintendente.

A Campanha Escola Livre de Violência Contra Mulheres já conta com uma página no Portal dia a Dia Educação para disponibilizar subsídios ao trabalho com essa temática nas instituições de ensino: www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1558

Também foi lançado nesta quarta-feira o programa da TV Paulo Freire com o tema da igualdade de gênero na Escola enviando para todos os Núcleos Regionais de Educação com orientações e sugestões para atividades pedagógicas sobre o tema.

FORMAÇÃO EM AÇÃO - Como parte da programação do Formação em Ação, no próximo dia 28 as escolas também disporão de uma oficina temática sobre a violência contra a Mulher.

www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1417

ESCOLA INTERATIVA – Em dezembro ainda acontece o Ciclo de Escolas Interativas sobre o tema, que iniciou no último dia 17 de novembro. A participação é aberta para todos que tiverem interesse no tema.

17/11 - 10h: Lançamento da Campanha Escola Livre de Violência

01/12 - 14h: A violência contra as mulheres: o papel da escola na rede de proteção - Luci Belão- Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira

04/11 -14h Violência de Gênero, Saúde e Educação: Um olhar epidemiológico - Terezinha Mafioletti e Emerson Peres

08/12 - 14h: A educação e o enfrentamento à violência contra mulheres. Wanda Camargo.

Link para acesso: www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1275