Estudantes de colégio estadual produzem máscaras para profissionais da saúde 01/04/2020 - 12:05

Os estudantes do Colégio Estadual Cristóvão Colombo, em Jardim Alegre, no Vale do Ivaí, estão ajudando de maneira criativa os profissionais da saúde da região no combate ao coronavírus. Por meio de uma impressora 3D, eles estão produzindo máscaras de proteção. A ideia de produzir e doar as máscaras de proteção facial ocorreu pelo fato dos hospitais locais estarem enfrentando a pandemia de Covid-19.

A diretora da escola, Sara Jane Jean Domingos Al-Ghadban, conta que participam da iniciativa alunos do Ensino Médio do colégio, que trabalham com professores no manuseio do material e na criação de projetos.

“Produzimos aqui dispositivos voltados a pessoas amputadas e vários outros itens que buscam ajudar pessoas em tratamento de saúde. Nossa última 'invenção' foram as máscaras de proteção facial”, explica Sara, que reforça que o objetivo é produzir até 500 máscaras para serem distribuídas a profissionais da região. “Enquanto estamos protegidos em casa, os profissionais de saúde estão enfrentando essa crise e muitos correm o risco de se contaminar. Queremos, assim, ajudar os agentes, técnicos, enfermeiros e médicos que estão na linha de frente”, conta a diretora.

Sara afirma que, enquanto um grupo de estudantes trabalha na montagem das peças, uma aluna estagiária comanda a impressora. A jovem é Letícia Nunes Coutinho, que diz se sentir muito honrada em poder fazer parte da luta contra a pandemia.

“Acho incrível o trabalho que estamos realizando aqui. É uma oportunidade que temos de poder colaborar com os profissionais da saúde que estão na linha de frente”, conta a aluna. É gratificante poder falar que faço parte dessa luta".

DOAÇÃO - As máscaras produzidas serão doadas para todas as Unidades Básicas de Saúde do município, hospitais da 22ª Regional de Saúde do Paraná, além do Samu e do Consórcio Intermunicipal de Saúde.