Exame Nacional do Ensino Médio tem início neste domingo (17) 13/01/2021 - 11:33

 

Umas das principais portas de entrada à educação superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tem início neste próximo domingo (17). A versão impressa será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro e a digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Ao todo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são 5.783.357 inscritos no país, sendo 239.676 no Paraná (233.247 para o Enem Impresso e 6.429 no Enem Digital). Desses, 53.180 são concluintes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, número quase 40% acima do registrado no Enem 2019 (38.350).

As informações como local de prova e horário de aplicação estão no Cartão de Confirmação de Inscrição de cada candidato, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/. O Inep, responsável pela avaliação, estabeleceu regras específicas para reduzir aglomerações nos locais de prova, durante a aplicação. Os portões serão abertos às 11h30 (Horário de Brasília), 30 minutos antes do previsto nos editais. O uso de máscara é obrigatório, bem como o distanciamento social. Veja as medidas de prevenção segundo protocolo do Inep.

Aqueles estudantes que, por ventura, percam as datas da prova em caso de sintomas de Covid-19 ou por outras doenças infectocontagiosas previstas nos editais do exame, poderão solicitar a participação na reaplicação das provas, que ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro de 2021. A condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame. 

Questões - Quem já participou do Exame Nacional do Ensino Médio alguma vez, deve ter percebido que, mesmo acertando a mesma quantidade de questões que um colega, as notas entre os candidatos podem ser diferentes. A diferença entre as notas finais se deve ao método de avaliação usado na prova: a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Nesse sistema, as questões consideradas “fáceis” valorizam a nota do candidato. Por isso, aquele que errou muitas questões fáceis e acertou uma questão difícil, a TRI entende que a probabilidade de acertos por "chute" foi grande e considera essa informação na nota final. Mas, se o candidato acertou muitas questões fáceis, as médias/difíceis acabam rendendo mais pontos. Nesta reta final revise os pontos mais importantes e mantenha a calma.

Cronograma

✔️ Prova Impressa: 17 e 24 de janeiro

✔️ Prova Digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro

✔️ Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro

✔️ Resultado Final: Previsto para 29 de março