Formação continuada é foco de grupo de trabalho da Educação no COSUD 01/03/2020 - 14:10

O desafio de garantir formação continuada de qualidade aos professores das redes estaduais e boas práticas de gestão da rede pública de ensino foram objeto de discussão e de intercâmbio de experiências durante o encontro do Grupo de Trabalho da Educação do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), na última sexta-feira (28), em Foz do Iguaçu. 



O Grupo de Trabalho contou com a participação de secretários estaduais da Educação e representantes técnicos das pastas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

De acordo com Raph Gomes Alves, Diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed), o encontro possibilitou uma discussão horizontalizada sobre desafios comuns a todos os estados e a proposição de soluções efetivas. 



"A formação continuada de professores é fundamental não apenas porque oportuniza aos docentes uma capacitação constante, mas também porque as estratégias e os recursos pedagógicos estão sempre se aprimorando, mudando. E o professor precisa acompanhar isso", explica Gomes Alves. 



ENCAMINHAMENTOS - O primeiro encaminhamento resultante do encontro é o início de um grupo de trabalho formado por técnicos de matemática responsáveis pela formação continuada de professores das Secretarias de Educação dos sete estados que compõem o Cosud. Esse grupo proporá estratégias de formação continuada que sejam eficazes aos docentes. 

Nesse primeiro momento, o grupo de trabalho se concentrará em formações voltadas aos professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, com a elaboração de um documento de referência para a formação continuada para esses profissionais

BOAS PRÁTICAS - Outro tema central do grupo de trabalho foram as práticas inovadoras de gestão operacional das redes. 

Dando continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, após o primeiro encontro do grupo de trabalho no Cosud, realizado em Belo Horizonte, as Secretarias de Educação apresentaram um mapeamento de práticas inovadoras com potencial de compartilhamento entre os estados. 

A partir desse mapeamento, será construído um manual de boas práticas operacionais voltadas à gestão da rede pública de ensino.