Grupo de estudos vai monitorar e planejar ações esportivas nas escolas 16/10/2020 - 15:05

Na quarta-feira (14), aconteceu a primeira reunião para a criação do grupo de estudos que vai monitorar e planejar ações para fortalecer e fomentar políticas públicas no esporte escolar. A reunião envolveu representantes do Instituto de Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Paraná Esporte, da Secretaria da Educação e do Esporte (Seed) e da Federação Paranaense do Desporto Escolar.

O técnico pedagógico Richard Martins representou a Seed na reunião e explicou as propostas do grupo. “A gente busca melhorar as ações e fortalecer o esporte escolar no estado do Paraná por meio da análise de dados”, afirma. Ele aponta que será elaborado um questionário para todos os colégios do Paraná, tanto para as redes estadual e municipal quanto para a rede privada.

A iniciativa tem como objetivo aprimorar a forma como ações são analisadas. “Teremos um monitoramento on-line de tudo o que acontece no esporte escolar do estado, tanto em questão de estrutura como em relação a formação de professores e arrecadação de material. É um trabalho bem detalhista sobre o funcionamento do esporte escolar”, completa.

Richard, que é responsável pelas AETE (Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo), que são parte do Departamento de Programas para Educação Básica, também explica que o desporto escolar conta com diversas ações para promoção do esporte. Um exemplo é “Momento do Desporto Escolar”, uma série de lives feitas em parceria entre a Seed, a Paraná Esportes e a Federação Paranaense do Desporto Escolar.

“As lives são realizadas pelas redes sociais da Federação do Desporto Escolar, com o intuito de divulgar e mostrar os trabalhos, promover troca de experiência entre os técnicos. São trinta e dois núcleos regionais que a gente tem no Paraná e cada um deles indica um trabalho de relevância nesses núcleos”, conta Richard. As lives acontecem sempre às quintas-feiras, com apresentação de trabalhos e compartilhamento de informação.

Pandemia - Com a necessária adaptação pelo contexto de Covid-19, as ações ligadas ao esporte têm sido feitas de forma remota. Professores e estudantes têm utilizado as plataformas do Google Meet e Classroom, além das redes sociais, para realizar desafios, quizzes, entre outras atividades. “Os professores estão se reinventando e utilizando a criatividade para dar oportunidade aos estudantes de ter o melhor aprendizado possível dentro das limitações”, reforça Richard.