Hackathon on-line busca soluções inovadoras para escolas agrícolas 27/07/2020 - 08:30

Lançamento do Pense Agro, que vai contribuir com a implantação do projeto-piloto da Escola Agrícola 4.0, acontece na terça-feira (28). Maratona virtual busca fomentar a cultura da inovação na agricultura familiar e desenvolver soluções tecnológicas para o Ensino Técnico Agrícola do Estado.

Previsto no plano de governo de Carlos Massa Ratinho Junior, o projeto da Escola Agrícola 4.0 começa a sair do papel. Na próxima terça-feira (28), data em que é comemorado o Dia do Agricultor, o Governo do Estado lança o Pense Agro, um hackathon on-line que busca fomentar a cultura da inovação na agricultura familiar e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para os colégios agrícolas paranaenses.

As ideias desenvolvidas na maratona de inovação vão contribuir com o projeto-piloto da Escola Agrícola 4.0. A proposta do Governo do Estado é transformar a Granja Canguiri, ex-residência oficial dos governadores paranaenses, em um espaço de suporte ao Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, que fica próximo ao imóvel, localizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

No Pense Agro, serão desenvolvidas alternativas para serem aplicadas nas pequenas propriedades rurais da região e nas atividades do CEEP, que passará a contar com disciplinas voltadas para a inovação e vai funcionar como um laboratório de o que pode ser aplicado em todo o Ensino Técnico Agrícola do Estado.

“A criação da Escola Agrícola 4.0 dá sequência ao que nos comprometemos desde a campanha, de acabar com as regalias e dar um uso social aos imóveis que eram aproveitados apenas pelas autoridades”, afirma Ratinho Junior. “Assim como os investimentos públicos em infraestrutura, a produção agropecuária vai ajudar o Paraná a superar a crise após a pandemia. O Estado tem que ajudar a fomentar o setor com iniciativas como esta”, salienta.

A proposta, de acordo com o governador, é também modernizar cada vez mais a agricultura do Paraná, que é referência no agronegócio nacional. “Os agricultores já estão há tempos trocando a enxada pelos smartphones e por tecnologias cada vez mais avançadas. Os colégios agrícolas também devem estar integrados com a inovação, para que os estudantes formados nessas escolas possam levar novas soluções para o campo”, destaca.

Para participar do evento de lançamento, que é virtual e conta com a participação do governador Ratinho Junior, basta se inscrever no link https://bit.ly/3fYd0lE. A transmissão se inicia às 10h de terça-feira.

HACKATHONA maratona de inovação acontece entre 21 e 23 de agosto, mas as inscrições começam na terça-feira, após o lançamento oficial. Serão selecionados mil participantes, prioritariamente estudantes do Ensino Técnico Agrícola e de universidades, mas professores e outros profissionais também podem se inscrever.

O hackathon busca soluções que possam ser aplicadas não apenas no dia a dia do CEEP, mas também nas atividades da agricultura familiar. Serão três temas principais: uso e reúso da água no processo produtivo, eficiência energética e horticultura em condições climáticas adversas.

A maratona estava prevista para acontecer de forma presencial em março deste ano. Porém, com a pandemia do novo coronavírus, toda a programação foi revista para ser realizada virtualmente, mas mantendo a participação do público.

Uma série de eventos on-line acontecem a partir da primeira semana de agosto (confira o cronograma abaixo), com workshops e palestras relacionadas ao setor. Os bate-papos virtuais incluem temas como Cooperativismo e Agricultura Familiar; Agro 4.0, Inovações e Tecnologia do Setor; e sobre cada um dos temas do hackathon.

O Pense Agro é promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), com apoio do Governo do Estado. A metodologia do hackathon é da startup Panic Lobster, que também foi responsável pelo Hack pelo Futuro. Primeiro hackathon on-line do Governo do Estado, a maratona contou com a participação de 600 pessoas desenvolvendo alternativas inovadoras para o pós-coronavírus.

Confira a programação do Pense Agro

LIVES E PALESTRAS
28/07 – Lançamento do Pense Agro (Dia do Agricultor)
05/08 – Tema: Cooperativismo e Agricultura Familiar