Inovações tecnológicas da Seed são apresentadas em evento internacional 16/05/2019 - 16:40

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte participou nessa semana da Bett Educar 2019, realizada em São Paulo entre os dias 14 e 17, onde apresentou os projetos de inovação tecnológica desenvolvidos para a Educação. A feira de educação e tecnologia reúne trabalhos de empresas, startups do setor educacional e representantes da comunidade escolar. Os projetos paranaenses foram apresentados no Innovation Village, espaço destinado ao compartilhamento de projetos e inovações educacionais que reúne profissionais do Brasil e do exterior.

“Isso mostra que estamos no caminho certo uma vez que nos encontramos na discussão, criação e implementação dessas práticas seja no Seed Lab como também nas escolas que já ressignificam espaços físicos tornando-os locais de inovação e criatividade”, comentou o Diretor de Inovação e Tecnologia Educacional da SEED, Ricardo Pereira Borges.

ROBÓTICA - Foram apresentadas algumas das principais inovações tecnológicas trabalhadas na rede estadual de ensino, como o projeto desenvolvido pelo Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE) da SEED, que promove oficinas de programação, robótica, pensamento computacional, prototipagem, modelagem e Impressão 3D, entre outros, para professores, alunos e membros da comunidade escolar.

“No evento pudemos observar que a Educação 4.0 é uma tendência adotada pela maioria dos expositores e que elementos como a programação, a robótica e o protagonismo estudantil se encontram em seus cases, produtos e soluções”, disse o técnico pedagógico do Seed Lab, Ailton Lopes.

Além disso, a formação continuada dos assessores de tecnologias dos Núcleos Regionais de Educação, que replicam os conteúdos em todas as escolas da rede, também foi tema da exposição.

Outras experiências compartilhadas no evento foram as atividades de raciocínio lógico com abordagem relacionada à programação desplugada e materiais que foram ressignificados (projetos adaptados aos desafios propostos aos professores nas oficinas do Seed Lab).

“Esse evento é uma oportunidade para apresentar o trabalho desenvolvido na rede estadual de ensino do Paraná e também para ter contato com outros pesquisadores, professores e gestores que utilizam essas inovações tecnológicas em suas práticas”, contou a técnica pedagógica Silvana Gogolla de Mattos, que também faz parte da equipe do Seed Lab.