Lançada campanha de combate à violência contra a mulher 18/11/2015 - 09:20

O combate à violência contra a mulher foi tema da Escola Interativa desta terça-feira (17), realizada pela Secretaria de Estado da Educação, para marcar o lançamento da campanha “Escola Livre de Violência Contra as Mulheres”. O objetivo é debater a questão na rede estadual de ensino, além da realização de diversas ações para conscientização sobre esse tema e destacar o Dia da Não Violência Contra a Mulher, em 25 de novembro.

Para a superintendente da Educação, Fabiana Campos, a campanha vai contribuir para buscar reverter o quadro de violência que as mulheres sofrem na sociedade. “A escola não pode se eximir da responsabilidade de enfrentar todas as formas de discriminação e de preconceito. Precisamos discutir abertamente sobre isso e termos a sensibilidade de perceber quem precisa de ajuda no dia a dia”, disse.

Este foi o primeiro evento de um ciclo de palestras online que serão promovidas pela Secretaria da Educação para a formação de professores e funcionários que atuam nas escolas estaduais. O tema deve servir para incentivar a realização de ações que possam refletir nas comunidades escolares no combate à violência contra a mulher.

A iniciativa foi elogiada pela presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná, Dóris de Jesus. “A escola é um espaço fundamental para este debate para alterar a estrutura da sociedade que tem uma cultura patriarcal e machista, e por isso, se banaliza esse processo (violência)”, comentou.

A proposta busca fortalecer o conceito de igualdade entre homens e mulheres em todos os segmentos sociais. “O avanço depende da intervenção positiva que se faz no sistema educacional. A escola serve para o desenvolvimento pessoal, para capacitar ao mundo do trabalho e, principalmente, para o exercício da cidadania”, afirmou o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná.

Ainda será produzido pela TV Paulo Freire um programa com estudantes sobre o assunto, a ser disponibilizado no Portal da Educação. Também serão produzidos conteúdos sobre o tema, com a participação das escolas, para divulgação no portal da SEED, e realizada oficina sobre violência contra a mulher no “Formação em Ação”.

GALERIA DE IMAGENS