Mais Aprendizagem começa em 750 escolas no segundo semestre 14/08/2019 - 11:50
O segundo semestre letivo começou com novidade na rede estadual de ensino do Paraná: o programa Mais Aprendizagem iniciou em 750 escolas, beneficiando cerca de 25 mil alunos com atividades de reforço no contraturno. O objetivo do programa é auxiliar estudantes que têm dificuldades de aprendizado e atender demanda das escolas, que apontaram a necessidade de um projeto de reforço mais amplo.
ESCOLHA DAS INSTITUIÇÕES – Nesse primeiro momento, cerca de 35% das escolas do Paraná que concentram aproximadamente 60% dos alunos da rede vão ser contempladas com o Mais Aprendizagem.
O secretário da Educação, Renato Feder, explica que o Mais Aprendizagem tem três diferenciais: acolhe estudantes com dificuldades em disciplinas variadas e recebe alunos de todas as séries do Ensino Fundamental - Anos Finais e do Ensino Médio. Além disso, os estudantes são organizados em três níveis, o que possibilita atender melhor as necessidades pedagógicas de cada grupo de alunos.
Os critérios utilizados foram os resultados mais preocupantes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador do Ministério da Educação, e o espaço físico das escolas, priorizando-se as maiores, a fim de atender o maior número possível de estudantes.
A aula inaugural foi ao encontro do que a escola almeja com o Mais Aprendizagem, que é oportunizar aos alunos o reforço no aprendizado e o desenvolvimento de conhecimentos na área de tecnologia e robótica.
AULA INAUGURAL - E nas escolas, as atividades relacionadas ao Mais Aprendizagem acontecem a todo o vapor. Em Guarapuava, por exemplo, o pesquisador Rodrigo Barbosa e Silva, pós-doutorando na Stanford University, ministrou uma aula inaugural no Colégio Estadual Vereador Heitor Rocha Kramer.
O pesquisador falou sobre tecnologia e inovação na Educação, sobre práticas pedagógicas associadas à programação e robótica, sobre as possibilidades de alunos oriundos de escola pública estudarem no exterior e programas de bolsa de estudos.