Município de Assaí realiza o Hackathon Smart City para promover a inovação e empreendedorismo 19/09/2019 - 14:40

O Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria Lydia Cescato Bomtempo, localizado no município de Assaí-PR, realizou, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, o evento Hackathon Smart City Assaí.

O evento foi organizado pelo Ceep Assaí em parceria com o Sebrae e o governo municipal de Assaí, para promover um município como uma perspectiva de inovação e empreendedorismo. Diversas instituições contribuíram com o desenvolvimento do evento, destacando-se a Faculdade Pitágoras, a Incubadora da UTFPR de Cornélio Procópio, Icon, Sinduscon, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal) e comunidade de startups Redfoot.

Os alunos do Ceep, dos cursos técnicos de Agronegócio, Edificações, Eletroeletrônica e Mecânica foram os principais protagonistas do evento. Os próprios estudantes foram os responsáveis pelo desenvolvimento das ideias e dos projetos ao longo do final de semana.

Diversos projetos destacaram-se como soluções para o município de Assaí, sendo que três deles foram premiados. A primeira colocação consistiu em um projeto de valorização da história de Assaí, de incentivo ao turismo e ao comércio local, por meio de um aplicativo de gamificação.

O segundo projeto premiado consistiu em uma solução para a segurança pública municipal, considerando-se a implementação de um sistema integrado com a polícia para monitoramento das vias públicas.

O terceiro, por sua vez, consistiu em uma solução para monitoramento da infraestrutura da cidade, na qual os próprios cidadãos terão contato direto com a prefeitura para informarem pontos que necessitam de ações corretivas.

No evento, os alunos desenvolveram os projetos sob orientação de diversos mentores, destacando-se os professores do Ceep de Assaí, membros da incubadora da UTFPR-CP, profissionais das diversas instituições parceiras e colaboradores do poder público municipal. O Ceep de Assaí é uma instituição pública da rede estadual de ensino, sob orientação do  Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio e da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná.

O Hackathon Smart City foi uma excelente oportunidade aos alunos para aprendizado e desenvolvimento profissional, além de se constituir numa oportunidade para os alunos contribuírem com soluções inovadoras para o município.