Paraná chega perto dos 40 milhões de quilos de alimentos distribuídos em kits de merendas 22/10/2020 - 16:51

Nesta sexta-feira (23), escolas estaduais de todo o Paraná vão realizar mais uma entrega de merendas para as famílias de 231 mil alunos beneficiários do Bolsa Família. A distribuição, que teve início em março, chegou agora à 16ª edição. Com ela, o Paraná ultrapassa a marca de 39,1 milhões de quilos de alimentos, organizados e distribuídos pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional - Fundepar.

O valor total investido na ação ultrapassa os R$ 187 milhões. As entregas alternam a distribuição principal entre alimentos secos (não perecíveis) e produtos produzidos pela agricultura familiar - verduras, vegetais, ovos e legumes. Há também a distribuição de carnes, que acontece de acordo com a entrega bimestral nas escolas.

Os colégios recebem uma porção do alimento, correspondente ao número de alunos matriculados na instituição. A diretoria tem autonomia para a montagem dos kits e faz a distribuição conforme a demanda da comunidade.

Entrega de material impresso - O momento de distribuição de alimentos é também quando as famílias recebem o material impresso, alternativa para os estudantes com dificuldade de acesso ao aplicativo Aula Paraná ou ao YouTube e Google Classroom, e que não conseguem acompanhar as aulas transmitidas pela TV aberta.

Os estudantes levam as atividades preenchidas, feitas durante os últimos 15 dias, e recebem uma nova quantidade de exercícios para serem realizados. A ação é parte de um dos pilares sobre os quais a Seed está se baseando para levar educação às alunas e aos alunos durante o período de pandemia.

Decreto do Governo - A entrega dos kits foi regulamentada pelo Decreto nº 4.316/2020, do Governo do Paraná, e pela Resolução nº 901/2020, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), e é feita quinzenalmente em todas as escolas estaduais do Paraná. Os kits são montados com os alimentos que seriam utilizados para a produção da merenda dos alunos da rede, e estão sendo destinados para as famílias em situação de maior vulnerabilidade neste momento.