Por que Prova Paraná? 27/02/2020 - 17:46

A Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica (ou formativa) desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte com o objetivo de identificar os conteúdos problemáticos para os estudantes, ou seja, aqueles conteúdos em que há maior dificuldade de aprendizagem. 

Diferente de modelos tradicionais de avaliação - que contemplam atribuição de notas e resultado classificatório - e de avaliações externas - como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) - que resultam no ranqueamento das instituições de ensino conforme o desempenho dos estudantes, a avaliação diagnóstica é desenvolvida para se chegar com maior precisão aos conhecimentos que não foram desenvolvidos pelos estudantes e em qual etapa do processo de aprendizagem.

Sabendo isso, os profissionais da educação têm mais condições de ajudar os alunos do que trabalhando com um método de avaliação que apenas contabiliza erros e acertos. 

É parte essencial do trabalho de qualquer escola entender os desafios da aprendizagem e elaborar estratégias pedagógicas para que esses desafios sejam superados. Esse processo não ocorre apenas na Educação: quando se deseja entender melhor uma dada situação, realiza-se um diagnóstico do conjunto de elementos que resultaram nela. 

Com o aprendizado é assim também: para entender por que o aprendizado de uma turma ou de um aluno é de tal forma, é necessário diagnosticar quais conteúdos e áreas de conhecimento devem receber maior atenção. 

BENEFÍCIOS – A avaliação diagnóstica beneficia estudantes, uma vez que se trata de um acompanhamento da evolução da aprendizagem, sem atribuição de notas nem classificação. Além disso, profissionais da educação têm à disposição um instrumento que os auxilia a planejar atividades pedagógicas direcionadas e assertivas a partir dos resultados apontados pela avaliação. 

Cada escola – e cada turma – identifica necessidades específicas, e esse planejamento deve ser feito de acordo com tais especificidades. 

PERIODICIDADE – Por se tratar de um instrumento formativo – e não classificatório –, a avaliação diagnóstica deve ser realizada periodicamente. 

 

No início do ano, a avaliação diagnóstica possibilita analisar os conhecimentos não desenvolvidos pelos estudantes no ano anterior.
Assim, os educadores têm subsídios para planejar ações pedagógicas que ajudem os alunos a superarem as dificuldades.

 

 

No mês de maio, a avaliação diagnóstica terá função analítica.
Com seus resultados, alunos e professores conseguirão visualizar se as atividades pedagógicas previstas para o primeiro trimestre alcançaram seus objetivos de aprendizagem.

 

 

No mês de setembro, a avaliação diagnóstica mostra quais foram os resultados obtidos até o segundo trimestre letivo, ajudando os educadores a avaliar se as práticas pedagógicas foram adequadas e o que pode ser melhorado.