Professores selecionados no PDE iniciarão aproveitamento de mestrado e doutorado em julho
25/06/2019 - 13:50

Três anos depois do último Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Educação do Paraná, realizou a seleção de mais de 760 professores da rede estadual de ensino para uma nova turma de PDE. O início da turma PDE/2019 está previsto para o dia 29 de julho, após o recesso escolar.

Ao concluir com êxito o aproveitamento dos estudos, os professores serão promovidos ao Nível III da carreira, e terão um acréscimo de 5% no salário, conforme previsto no Plano de Carreira do Magistério Estadual. Se o professor já possuir alguma gratificação ou percentual por atuar no período noturno, por exemplo, esse valor também será reajustado.

O Edital de convocação dos professores pode ser acessado aqui.

"O PDE é um programa muito importante porque capacita nossos professores. É uma oportunidade que o professor tem de se atualizar, de receber o que tem de mais atual para beneficiar o aprendizado dos alunos. E é bom também para o professor, porque ele tem a progressão de carreira", avalia o secretário da Educação, Renato Feder.

 
NA PRÁTICA - A formação continuada terá duração de seis meses, divididos em duas etapas, período durante o qual o cursista irá elaborar um material didático pedagógico com foco em sala de aula da educação básica.
 
No primeiro momento, irão se dedicar à elaboração do projeto que será utilizado como base dos estudos ao longo da formação. Na segunda etapa, desenvolverão o material que será compartilhado em formato de oficinas no Núcleo Regional de Educação (NRE) no qual o profissional atua.
 
Durante o PDE, os professores terão acompanhamento de orientadores na modalidade EaD e de profissionais de Instituições de Ensino Superior (IES) pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem e-Escola da Secretaria da Educação do Paraná.
 
O objetivo é proporcionar aos profissionais a formação continuada, por meio do aproveitamento de estudos, o compartilhamento de experiências e conhecimento dos professores da rede estadual de ensino com docentes do ensino superior e incentivar o desenvolvimento de metodologias inovadoras para a sala de aula.
 

NOVO FORMATO - A Secretaria da Educação está em diálogo com o sindicato dos profissionais da educação para estudar a elaboração de um novo formato para o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, que atenda às necessidades da rede estadual de ensino e de acordo com as possibilidades financeiras e orçamentárias.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias