Reforma da Granja Canguiri começou nesta segunda; espaço abrigará Escola Agrícola 4.0 08/06/2021 - 14:37

O Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (7) uma reforma na Granja Canguiri, ex-residência oficial dos governadores paranaenses, para adaptar a estrutura que abrigará o projeto da Escola Agrícola 4.0. Presente no plano de governo de Carlos Massa Ratinho Junior, a proposta é que o local se torne referência no ensino técnico agrícola do Estado, dando suporte às atividades do Centro Estadual de Ensino Profissional (CEEP) Newton Freire Maia.

Em julho do ano passado, o governador autorizou a transferência do imóvel para a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para iniciar a implantação do projeto. A reforma, que está sob responsabilidade do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), vai oferecer a estrutura necessária para as atividades de inovação.

“Cumprimos uma promessa de campanha de acabar com as mordomias e estamos transformando um imóvel que era de uso apenas dos antigos governadores em um espaço importante para desenvolver a inovação e a formação dos nossos jovens”, afirma o governador.

A ideia é que com a inclusão de disciplinas voltadas para a área tecnológica e de sustentabilidade, o Newton Freire Maia se torne o primeiro Centro de Tecnologia do Estado (Cetec), funcionando como um laboratório de práticas que podem ser replicadas nos outros colégios agrícolas do Paraná.

“O Estado é referência mundial na produção de alimentos. Investir desde cedo na qualificação dos profissionais que estarão no mercado de trabalho em alguns anos é fazer com que a agricultura paranaense se torne cada vez mais moderna, produtiva e sustentável”, destaca Ratinho Junior.

A propriedade, localizada em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, conta com uma área de 27 mil metros quadrados, com diferentes construções, incluindo a residência principal, a do caseiro, refeitório e alojamento. Em seus limites estão outros imóveis do Estado, como o próprio CEEP, o Parque da Ciência Newton Freire Maia e o Centro Estadual de Referência em Agroecologia, braço do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

O investimento na reforma é de R$ 482 mil, incluindo reparos na residência e nas estruturas anexas. A obra contempla serviços de engenharia no pórtico, no acesso à casa, na guarita, na casa de apoio e na principal, além de melhorias na sala de informática, na caixa d’água e na passarela do Parque da Ciência. O prazo de conclusão é de 150 dias.

“Trabalhamos para proporcionar ambientes adequados para o fortalecimento do ensino profissional no Estado. Com a melhoria dos espaços, asseguramos as condições para concretizar a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. O Canguiri é um marco na educação para as futuras gerações do Paraná”, afirma o diretor-presidente do Instituto Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno.

CENTRO DE TECNOLOGIA – Além das disciplinas já trabalhadas no colégio, o Newton Freire Maia contará com atividades relacionadas às áreas de energias renováveis, reaproveitamento de água e soluções para atividades agrícolas em pequenas áreas, como hortas urbanas, cultivo protegido e aquaponia (produção de peixes em estufas, em consórcio com hortaliças).

Para isso, projetos futuros incluem outras readequações, com a instalação de painéis fotovoltaicos nos telhados, sistemas para o uso e reúso da água da chuva e instalação de novas estufas na área. Outro projeto, que está em tramitação na Fundepar, prevê melhorias na estrutura do CEEP, com a construção de novas salas de aula e ampliação dos alojamentos e do refeitório, já prevendo o aumento no número de vagas na unidade.

O CEEP Newton Freire Maia conta atualmente com cerca de 550 alunos de 26 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral. Entre estes, 150 são internos – aqueles estudantes que vêm de cidades mais distantes e moram no local. O colégio oferece formação técnica em Meio Ambiente, Agropecuária e Sistemas de Energias Renováveis.

“Temos uma lista de espera de aproximadamente 200 alunos, por isso queremos ampliar as nossas instalações para aumentar a oferta de vagas, além de poder incluir novos cursos na matriz curricular”, conta o diretor do CEEP, Edson Blum. “Com essa reforma e outros projetos que estão engatilhados, poderemos dar início às novas atividades do colégio. Vamos utilizar a estrutura que já temos agregada às tecnologias para transformar esse local em um espaço de inovação”, acrescenta.