SEED promove oficinas tecnológicas de férias em parceria com o MIT 10/12/2018 - 15:50

A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT - Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos, e instituições de ensino superior do Estado, oferta no mês de janeiro uma programação especial com oficinas de aprendizagem MIT BRAZIL PROGRAM.

As pré-inscrições acontecem até domingo (16) por meio do formulário online goo.gl/VuRHdJ. Os alunos selecionados terão até o dia 19 de dezembro para efetivar a inscrição.

São 300 vagas destinadas a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares para oficinas que acontecem entre os dias 7 e 25 de janeiro no laboratório Seed Lab, em Curitiba. Ao concluir os cursos, estudantes receberão certificados com declaração de participação.

“Estas oficinas são uma oportunidade para os estudantes participarem de atividades diferenciadas”, disse o chefe do Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais da secretaria, Eziquiel Menta. Serão adotadas nessas oficinas metodologias como Aprendizagem Criativa, Fundamentos do Movimento Maker e a abordagem de ações de aprendizagem ativa de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). "O objetivo é integrar os conhecimentos dessas áreas na solução de desafios propostos aos estudantes”, destacou Menta.

OFICINAS – Os estudantes poderão escolher entre as oficinas de Introdução à Eletrônica, Programação, Pensamento Computacional, Prototipagem, Robótica e Impressão 3D. Elas serão ministradas por acadêmicos brasileiros, universitários americanos (participantes do MIT - Brazil Global Teaching Labs) e pela equipe de professores que atua no SeedLab.

“Além das produções que os estudantes desenvolverão, as oficinas Aprendizagem Criativa MIT Brazil Program propiciarão um intercâmbio cultural, pois os ministrantes serão acadêmicos americanos do MIT”, completou Eziquiel.

Em 2017, o SeedLab foi selecionado pela Fundação Lemann e pelo Instituto de Tecnologia da Universidade de Massachusetts, por meio do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil. Somente em 2018, aproximadamente 3 mil pessoas participaram das 125 oficinas de aprendizagem criativa e novas tecnologias ofertadas pela Secretaria da Educação no SeedLab.

No laboratório, professores e alunos, além da comunidade em geral em dias específicos, participam de atividades nas áreas de robótica, programação, construção de modelos, prototipagem.