Secretário Feder destaca ações paranaenses durante Congresso Internacional de Jornalismo de Educação 21/10/2020 - 10:20

Entre os dias 19 e 23 de outubro acontece o 4° Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, evento promovido anualmente pela Associação de Jornalistas de Educação - JEDUCA. O evento, que acontece todo ano, tem em 2020 um formato 100% on-line, e com tema central “O jornalismo de educação na pandemia - O que fizemos até aqui e como continuamos na retomada”. Logo no primeiro dia, uma mesa redonda reuniu cinco secretários de Educação para debater a temática, e Renato Feder, Secretário da Educação e do Esporte do Paraná, participou da conversa.

Os participantes debateram temas como ações de educação remota durante a pandemia, uso da tecnologia, volta às aulas, ações coordenadas em nível nacional e gestão da educação. Além de Feder, participaram da mesa redonda Elza Ortelhado (Sec. Mun. de Educação de Campo Grande/MS), Kátia Schweickardt (Sec. Mun. de Educação de Manaus/AM), Getúlio Marques Ferreira (Sec. de Educação do Rio Grande do Norte) e Rossieli Soares da Silva (Sec. de Educação de São Paulo). A jornalista Renata Cafardo, do O Estado de S. Paulo, mediou o encontro.

A grande entrevista com os gestores começou com cada um apresentando um panorama de como foram as ações de educação remota e como estava o atual cenário. Feder apontou o sucesso das aulas pelos aplicativos Aula Paraná e a grande quantidade de atividades entregues diariamente pelos estudantes paranaenses. Também citou a oferta de tecnologia e de acesso à rede pública - estudantes do Paraná podem acompanhar o conteúdo pela TV aberta, YouTube, pelos aplicativos Aula Paraná, Google Classroom e Google Meet, e por atividades impressas.

Conforme os gestores comentaram sobre cada situação local, houve uma rodada de perguntas de jornalistas de todo o País. Renato foi o primeiro a ser questionado, sobre a atuação do Ministério da Educação em relação à pandemia. Feder apontou a mudança de ministros na pasta, e a dificuldade de montar uma estrutura. Também houve questionamento sobre qual o papel do MEC em questões como a do Coronavírus. “Entendo que o papel do MEC é olhar para o futuro, e dar apoio às secretarias estaduais e municipais, e aos profissionais da educação”, comentou o secretário.

Volta presencial das aulas - Outro assunto que marcou presença no debate foi a retomada das aulas presenciais. Paraná e São Paulo, dos secretários Renato e Rossieli, já iniciaram o retorno gradual das atividades extracurriculares; Rio Grande do Norte e as secretarias municipais de Manaus e Campo Grande optaram por retornar apenas em 2021. Renato explicou o funcionamento da retomada gradual das atividades nas escolas paranaenses, destacando o foco em segurança sanitária.

Futuro pós-pandemia e retomada - Os secretários também tiveram a oportunidade de apresentar os planos para o futuro, à medida que a situação da pandemia passe. No Paraná, a expectativa é de continuar adotando novidades tecnológicas. “O ganho da tecnologia veio para ficar”, declarou Feder, explicando que praticamente toda a rede de professores do estado está capacitada para reuniões e atividades virtuais depois da Pandemia.