Secretário participa de Fórum de professores municipais 12/03/2020 - 12:10

O Secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, participou nessa quinta-feira (12) da abertura do Fórum Estadual Undime Paraná 2020, em que foi lançado o Referencial Curricular do Paraná: princípios direitos e orientações, documento implementado na rede de ensino nesse ano. O evento contou com a participação de 360 representantes de mais de 160 municípios do Estado e abordou o tema “Gestão Municipal e Políticas educacionais: Currículo e Avaliação”.

O Referencial Curricular do Paraná para a Educação Infantil e Ensino Fundamental estabelece direitos e objetivos de aprendizagens e desenvolvimento para os estudantes desses anos/séries em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e adequado às especificidades do contexto paranaense. 

Para Feder, o Referencial Curricular contribuí para a articulação do processo de aprendizagem entre as redes de ensino estadual, municipais e particular, beneficiando os estudantes paranaenses que, independente da rede de ensino em que estejam matriculados, serão atendidos pelas mesmas diretrizes de ensino. 

REFERENCIAL CURRICULAR - A construção do Referencial Curricular do Paraná foi coletiva e democrática. Participaram do processo 28 técnicos pedagógicos indicados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) e pela Undime-PR, que passaram por formação prévia junto ao Ministério da Educação. 

A realidade dos estudantes paranaenses e as diversidades regionais foram consideradas na formulação dos direitos e objetivos de aprendizagem, reafirmando o compromisso de oferecer uma educação com qualidade, igualdade e equidade.

PARCERIA - Feder também compartilhou sobre os bons índices do IDEB da rede municipal e agradeceu a participação dos municípios em programas que visam melhorar a aprendizagem do estudante. “É muito gratificante para nós ver o engajamento e adesão dos professores municipais em nossas iniciativas. É uma integração importante que beneficia principalmente o estudante”, disse. 

A Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná (Undime), Marli Regina Fernandes da Silva, também enfatizou que está orgulhosa do atual cenário das escolas municipais do Paraná e dos avanços registrados nos últimos anos. 

“Estamos muito felizes em saber que 65% das escolas municipais do Paraná estão com notas acima da média no IDEB e as outras 35% estão próximas de atingir o mesmo patamar”, afirmou Marli. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é o indicador usado para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas do país.