Seed divulga lista dos inscritos nos cursos gratuitos de tecnologia 28/09/2020 - 16:32

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) divulgou nesta segunda-feira (28) a lista dos 10 mil alunos e mil professores que garantiram vaga nos cursos gratuitos de programação ofertados em parceria com uma das maiores plataformas brasileiras em cursos de tecnologia. Confira aqui o resultado do processo de seleção.

O período de inscrição aconteceu entre os dias 18 a 23 de Setembro de 2020 e teve grande procura, gerando uma fila de espera de quase 7 mil pessoas além das 11 mil contempladas com as vagas: 5.119 alunos e 1.561 professores. 

Quem estiver na lista garantiu a vaga para a realização do curso informado no ato da inscrição e deve receber em breve um e-mail de boas-vindas e instruções sobre como acessar a plataforma de cursos. Caso não receba o e-mail até o dia 30 de setembro (quarta-feira), o aluno ou professor deve enviar um e-mail para atendimento.sistemas@seed.pr.gov.br, relatando o problema e informando seu e-mail @escola.pr.gov.br.

Os cursos terão início agora em 1º de outubro (quinta-feira) com previsão de duração de cerca de 6 meses (de outubro de 2020 a fevereiro/março de 2021). No final do período, os estudantes participarão de um evento para compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos. Recomenda-se que os estudantes interessados tenham a disponibilidade de 10h semanais a serem cursadas no contra turno escolar. 

Foram disponibilizadas ao todo 18 trilhas em cinco modalidades de cursos oferecidos Programação Mobile (criação de aplicativos e games); Programação de Back-end em várias linguagens; Programação de Front-end: Cursos focados na experiência de usuário; Design & UX: Design Gráfico em programas como Photoshop e Illustrator; e Data Science: Inteligência Artificial, Machine Learning. Também será possível aprender a criar canais de Youtube, sites para web e mobile, e produção e edição de fotos, vídeos e podcasts.

A definição das vagas foi feita pela escolha dos alunos e professores. No momento da inscrição, cada um indicou o curso de preferência. Entre as 10 mil vagas para estudantes, por exemplo, os cursos de Design & UX foram os mais procurados com 4.603 inscrições, seguida pelos de Programação Mobile (1.763), Programação Back-end (1.566), Data Science (1.478) e Programação Front-end (590). Entre as trilhas, a de produção foto, áudio e vídeo foi a preferida, com 2.110 escolhas, seguida pelo desenvolvimento de mobile baseado em JavaScript (1.166) e Excel para Data Science (771).

 

Fila de espera – Quem se inscreveu e ficou de fora (o critério de desempate era a data/hora de envio do formulário de inscrição conforme prevê o edital de credenciamento) ainda podem ter chance de fazer os cursos. Para isso, será necessário que alguma vaga abra por desistência ou inatividade dos aprovados. 

Os estudantes que não acessarem e não avançarem nos cursos em um período de 15 dias consecutivos serão eliminados, dando lugar a quem ficou de fora no primeiro credenciamento devido à limitação de vagas. A comunicação dessas possíveis novas vagas será feita por e-mail.