Seed divulga resultado da pré-seleção estadual do programa Parlamento Jovem Brasileiro de 2020 05/08/2020 - 15:29

No dia 31 de julho, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) divulgou a lista dos jovens estudantes da rede estadual que foram selecionados para a segunda fase da 17ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020. Dos 64 alunos que inscreveram seus projetos, 20 foram selecionados para a próxima fase.

O projeto é uma parceria da Seed com a Câmara Federal dos Deputados, e consiste em engajar os jovens para refletirem juntos a respeito da política e do papel do cidadão. Para participar do programa, o aluno deveria criar uma projeto de lei, com tema livre e que, de alguma forma, buscasse soluções para questões presentes em seu contexto social, cultural ou econômico.

Os 64 alunos candidatos inscreveram seus projetos e o Departamento de Programas para a Educação Básica da Seed fez a primeira avaliação. Por fim, para a segunda fase,  20 alunos foram selecionados para representarem o Paraná na próxima fase do programa, que é de nível nacional.

No dia 18 de setembro, a Câmara dos deputados informará os cinco finalistas de cada estado brasileiro. A avaliação dos Projetos de Lei levará em conta a justificativa da proposição, a relevância e mérito desta para a sociedade, a técnica legislativa, a boa argumentação, o uso da norma culta da Língua Portuguesa entre outros.

Os cinco paranaenses finalistas da Etapa Nacional participarão da Jornada Online a partir de 28/09/2020, juntando-se aos 78 estudantes de todo o Brasil, na Jornada Parlamentar em Brasília, com data a ser definida, prevista para 2021.

Conheça agora os vinte finalistas da Etapa Regional PJB 2020

Bruno Lucas Weyand Schnorberger (Colégio Estadual Eron Domingues),

Camili Vitoria da Silva (Colégio Estadual Eron Domingues),

Eduarda Pereira Pinto (Colégio Estadual Eron Domingues),

Eduardo Lucietto Krielow (Colégio Estadual Eron Domingues),

Estevão Solek Carneiro (Colégio Estadual Pedro Marcondes Ribas),

Evandro José Faria Junior (Colégio Estadual Prof. Meneleu Almeida Torres),

Giovana Sabino da Silva (Colégio Militar de Curitiba),

Guilherme Felipe Koch (Colégio Estadual Eron Domingues),

Heloisa Helena Passagnolo (3°Colégio da Polícia Militar do Paraná),

Kassandra Barbosa (Colégio Estadual Pedro Marcondes Ribas),

Lucas Lopes Trindade (Colégio Estadual Eron Domingues),

Marcos Henrique Souza Regine (Colégio Estadual Rainha da Paz EM),

Mateus Henrique dos Reis (Colégio Estadual Eron Domingues),

Natanael Cardoso de Jesus (Colégio Estadual Eron Domingues),

Pedro Lucas de Oliveira Correia (Colégio Integral),

Rafaela Evilin Rodrigues de Oliveira. (Colégio Estadual Eron Domingues),

Regiane Gabriele da Silva (Colégio Estadual Albino Feijó Sanches),

Vanessa Cordeiro da Costa (Colégio Estadual Do Campo Papa João Paulo II),

Vagner Luis Carneiro de Campos (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus União da Vitória),

Vitoria Capuchi da Silva (Colégio Estadual Pedro Marcondes Ribas).