Seed promove formação para secretarias municipais de educação de todo o Paraná 21/09/2020 - 18:01

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) iniciou no fim da última semana a mobilização de secretários municipais, coordenadores e diretores pedagógicos de toda a rede municipal de ensino do estado do Paraná para um curso de formação on-line que acontecerá entre outubro e dezembro deste ano. A expectativa é de mais de 1.800 participantes.

A pauta da formação é o uso de resultados de avaliações externas com foco na melhora da aprendizagem dos estudantes. A ideia é auxiliar a forma como cada município usa resultados de avaliações como o Prova Paraná, Prova Paraná Mais e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para aprimorar o ensino local.

Segundo Roni Miranda, diretor de educação da Seed, a formação também vai focar na transição de estudantes da rede municipal para a estadual. “Boa parte dos alunos que passam do quinto para o sexto ano acaba sendo absorvida pela rede estadual. O que queremos é criar um vínculo entre gestores da rede municipal com os da rede estadual, envolvendo equipes pedagógicas e professores das duas redes”, explica.

Para o diretor, a formação vai contribuir para que uma boa trajetória educacional de cada estudante. “Nós entendemos que todas as alunas e alunos são estudantes paranaenses e precisam ser tratados de forma a atender expectativas, para não perdermos eles no futuro por abandono”, completa.

Serão dois módulos, sendo um para formadores e um para gestores. Estão confirmadas mais de 900 pessoas para o módulo de formadores e 800 para o módulo de gestores. A expectativa é que o curso comece no dia 1º de outubro, com o módulo de gestores indo até dia 12 de novembro. O segundo módulo começa dia 26 de outubro e termina em 07 de dezembro.

A formação terá certificação emitida pela Seed, e utilizará o ambiente da plataforma moodle, inteiramente em EAD. Cada município está sendo convocado diretamente pela Seed para indicar seus cursistas representantes.