Seminário de Prevenção do Suicídio e Automutilação reúne profissionais de diversas áreas no NRE de Laranjeiras do Sul 03/09/2019 - 09:10

Profissionais de diferentes áreas estão participando, nesta terça-feira (27/08), nas dependências do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, de um importante seminário, cujo tema principal aborda a Prevenção do Suicídio e Automutilação.
 
Foto de professores em uma sala de aula
Professora Mestre Dione Maria Menz (UFPR)


O encontro é promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, através do Departamento de Diversidade e Direitos Humanos (DDDH), e também com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A proposta é capacitar educadores, servidores da saúde, conselheiros tutelares, centros de assistência e da Rede de Proteção, na identificação, acolhimento e condução de situações que envolvam risco de suicídio dos estudantes.

 

 

A abertura dos trabalhos foi realizada pela técnica do DDDH Rosineide Fréz. Durante o período da manhã, a Professora da UFPR Dione Maria Menz, que também é Coordenadora do Projeto de Extensão Luto e Prevenção do Suicídio, está conduzindo uma fala.

 

 

 
Professores em uma sala, escutando uma palestra
Técnica do Departamento da Diversidade e Direitos Humanos, Rosineide Fréz
De acordo com a Professora Dione, essa é uma questão antiga, mas que não era tratada tão abertamente. Hoje o assunto é de suma importância para o ambiente escolar, e por esse motivo é necessário capacitar os professores e demais profissionais para o desenvolvimento de ações que identifiquem situações relacionadas ao tema.

O Chefe do NRE de Laranjeiras do Sul, Professor Lidio dos Santos, enfatiza a relevância deste trabalho, não somente com os profissionais das escolas, mas também com todos aqueles que têm um envolvimento com jovens que porventura estejam passando por essa dificuldade. “Nossas crianças e adolescentes têm direito à proteção, e os profissionais têm que estar preparados para o acolhimento de determinadas situações. Este discurso vem ao encontro das necessidades e dificuldades que ainda temos em desenvolver práticas que previnam uma eventual fatalidade”.
 
Professores assentados em uma sala, escutando a fala do chefe do núcleo
Chefe do NRE, Professor Lidio dos Santos
No período da tarde ainda haverá uma explanação com a psicóloga Flávia Caroline Figel e a técnica do DDDH, Simone Carina Baroni.

Este mesmo encontro também acontecerá na quarta-feira, em Quedas do Iguaçu, envolvendo os profissionais daquele município e de Espigão Alto do Iguaçu.
 
Fonte: Núcleo Regional de Laranjeiras do Sul