Tecnologia e inovação melhoram práticas da Educação
30/12/2019 - 09:50

Realizar a matrícula pela internet; acompanhar as notas e faltas de cada estudante pelo celular; corrigir avaliações em poucos segundos com a ajuda de um aplicativo. Essas são apenas algumas das facilidades possíveis graças a uma série de programas e ferramentas que, aliando tecnologia e inovação, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) implementou para aprimorar processos e práticas cotidianas da Educação.

“A Seed está constantemente atenta a como a tecnologia pode ser utilizada em benefício das escolas, dos alunos e dos pais. Hoje, desenvolvemos soluções que atendem a esses três públicos: professores, pais e alunos. Não é mais possível gerenciar uma grande rede, como é a Educação, sem ferramentas que facilitem o acesso à informação e otimizem processos”, explica Ricardo Borges, Diretor de Tecnologia e Inovação da pasta.
MATRÍCULA ONLINE – Pela primeira vez, as matrículas para a rede estadual de ensino puderam ser realizadas também pela internet, via sistema desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Inovação da Seed. A funcionalidade ficou disponível entre os dias 21 de outubro e 08 de novembro e registrou 405 mil matrículas realizadas online, o equivalente a 45% do total de inscrições – lembrando que a matrícula presencial continua disponível.
 
APLICATIVO ESCOLA PARANÁ – Criado pela Seed, em parceria com a Celepar, para incentivar e facilitar a participação dos pais e/ou responsáveis na rotina dos estudantes e o acompanhamento do desempenho escolar, o App Escola Paraná permite que se acompanhe o boletim escolar, a agenda de atividades da escola, a grade de disciplinas e avisos enviados pelas escolas – tudo isso pelo celular.
 
Atualmente, quase 400 mil pais e/ou responsáveis utilizam o aplicativo. Para fazer o download gratuitamente, basta acessar o Google Play, para sistema operacional Android, ou a App Store, para o sistema IOS.
 
APLICATIVO ESCOLA PARANÁ PROFESSOR – Os professores da rede estadual também têm um aplicativo para chamar de seu. A versão para os educadores permite o agendamento e o acompanhamento das datas de provas, trabalhos e seminários, além do envio de avisos para suas turmas.
 
Nesse ano, a Seed atualizou o aplicativo com a funcionalidade de lançamento de frequência e conteúdo de aulas no modo off-line. Atualmente, 15 mil professores utilizam o aplicativo.
 
PRESENTE NA ESCOLA – Inédito no Paraná, o programa Presente na Escola foi lançado em maio e possibilita o acompanhamento diário da frequência de todos os alunos da rede estadual. Com o aplicativo, cada escola consegue monitorar, diariamente, a presença de seus alunos. Depois de lançado, cerca de 60 mil alunos a mais foram para a escola todos os dias.
 
Além do aplicativo, o Presente na Escola incluí ainda outras estratégias de acompanhamento de frequência e combate ao abandono escolar, como a articulação com a rede de proteção.

GALERIA DE IMAGENS