Tecnologia no ensino remoto do Paraná é tema de episódio de podcast do Todos pela Educação 30/03/2021 - 17:22

Foi ao ar na última quarta-feira (24) o episódio “O professor tá on-line”, o segundo da série de podcast “Lições que ficam”, produzido pela organização sem fins lucrativos Todos pela Educação. O episódio (que está disponível no Spotify) mostra como a rede estadual de ensino do Paraná aperfeiçoou a infraestrutura digital e preparou docentes para usarem as novas metodologias de ensino. Além disso, nele, professores e estudantes contam suas experiências com o ensino remoto e com as ferramentas tecnológicas empregadas no contexto educacional.

A preparação dos docentes por meio do grupo de estudos Formadores em Ação é um dos assuntos abordados no episódio. O projeto, que conta com mais de 15 mil inscritos neste ano, consiste em turmas nas quais professores formadores auxiliam professores cursistas com metodologias ativas, incluindo orientações sobre a prática docente, compartilhamento de experiências e treinamento para o emprego de tecnologias educacionais durante as aulas.

Outro exemplo de boas práticas citado no podcast é a Banda Musical do Caximba, que organizou ensaios e apresentações virtuais ao longo de 2020. Formada por alunos do Colégio Estadual Maria Gai Grendel, a orquestra de sopros contempla principalmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, moradores da região do Caximba, em Curitiba. O professor Vitor Rodrigues, que rege o grupo, tem um grupo de WhatsApp para cada conjunto instrumental: clarinetes, saxofones, metais e percussão. Ele envia, em cada um, lições, partituras e áudios-base das músicas que serão gravadas. Os estudantes, então, escutam a base no fone de ouvido e gravam suas partes sozinhos.

“Depois, eu, na minha casa, que já virou um estúdio, faço a edição de som e de vídeo, colocando os músicos em janelinhas”, conta Vitor, que também faz o upload do material em seu canal de YouTube. “É perceptível a evolução deles ao longo dessas aulas virtuais. Eles estão mais preocupados com enquadramento, iluminação, captação de som. Nunca mais recebi um vídeo com cachorros latindo no fundo”, brinca.

Bons exemplos na educação — O podcast “Lições que ficam” retrata histórias de redes públicas de ensino que têm implementado iniciativas eficientes durante o período de pandemia.  O segundo episódio foca na formação de docentes em tecnologia, para que professores dominem as ferramentas do ensino on-line e ministrem aulas de excelente qualidade para os estudantes, que tiveram de se adaptar ao ensino remoto.

A série de podcast faz parte do projeto “Educação que dá certo” — do Todos pela Educação —, que encontra e compartilha bons exemplos de políticas públicas educacionais pelo País.