Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes

Para combater a violência no ambiente escolar, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) conta com um plano e duas comissões de enfrentamento à violência. O Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes tem como objetivo fortalecer as articulações locais, estaduais e regionais no combate e na eliminação da violência contra crianças e adolescentes. O plano está sob a coordenação da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude e é resultado da Rede de Proteção do Estado do Paraná.

A Comissão Interdepartamental de Enfrentamento à Violência nas Escolas (Cieve) integra as ações da Secretaria da Educação com o objetivo de desenvolver a formação continuada de profissionais da educação, a pesquisa e a produção de material didático informativo. Essas ações visam ao combate da violência e do uso indevido de drogas, além de combater a evasão escolar e a indisciplina.

A Comissão Estadual Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes (CEIEVCA) elabora propostas de intervenção social que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes. A comissão é formada por órgãos estaduais e entidades não governamentais, que elaboram ações de acordo com as Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência e com o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes.

Na Secretaria da Educação a dinâmica de ações que visa tratar das violências na escola é desenvolvida pela Equipe de Enfrentamento às Violências na Escola, a qual direciona seu trabalho à prevenção e ao enfrentamento de todas as formas de violências e violações de diretos de crianças e adolescentes no âmbito escolar.

Tendo como fundamentação os documentos legais que amparam ações de promoção e garantia da Educação em Direitos Humanos na escola, o trabalho desenvolvido pela equipe tem um perfil democrático e participativo, em que os encaminhamentos para as questões que se apresentam são construídos coletivamente, no âmbito da Secretaria de Educação, dos Núcleos Regionais de Educação e com os Educadores.

Conheça a página do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes no portal Dia a Dia Educação.
Recomendar esta página via e-mail: