Guia de Cursos Técnicos e de Formação

Os cursos Técnicos são cursos de longa duração, podendo ter carga horária mínima de 800 horas a 3333 horas, dependendo da forma ofertada. Ao seu término o aluno recebe um Diploma que lhe confere a Habilitação Técnica cursada juntamente com o Ensino Médio ou após a conclusão do mesmo.

cursosCursos técnicos integrados e subsequentes: Na forma integrada, os cursos duram quatro anos e são voltados para alunos que estão terminando o 9º ano do ensino fundamental. Eles combinam disciplinas específicas com as do Ensino Médio. Cursos técnicos subsequentes duram de um a dois anos e estão disponíveis para pessoas que já concluíram o Ensino Médio, mas buscam uma profissão.
 
profuncPROEJA: No Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), os cursos têm duração de três anos para alunos com mais de 18 anos que vão começar a estudar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e precisam de um diferencial para ingressar no mercado de trabalho.
formação de docentes
Curso de Formação de Docentes: antes conhecido como Magistério, não é considerado um curso técnico e sim um curso de formação que habilita para a docência na Educação Infantil.

MediotecMediotec: Programa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), em parceria com o Governo Federal, na oferta de cursos técnicos na forma concomitante, para o aluno matriculado no ensino médio regular na rede pública estadual de ensino.


Recomendar esta página via e-mail: