Ordem de Serviço para 2016

  • Instrução Normativa nº 02/2016 GRHS/SEED - Atribui a competência para a concessão de Ordens de Serviço, para o ano letivo de 2016, de professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM e do Quadro Único de Pessoal - QUP, à Chefia do Núcleo Regional de Educação, obedecida a presente instrução.

Primeiro Período para solicitar Ordem de Serviço:

As solicitações de Ordem de Serviço para o ano de 2016 serão feitas exclusivamente pela Internet. O professor que necessite da Ordem de Serviço deverá acessar o sistema, preencher o Formulário Eletrônico e confirmar a inclusão.

Atenção!

  • Não será permitida a solicitação de Ordem de Serviço fora do período previsto, assim como, não será concedida a Ordem de Serviço sem a apresentação pelo professor, de justificativa devidamente comprovada.

Inscrições:

O processo ocorrerá no Sistema de Gestão de Concessão de Ordem de Serviço, com inscrição online, obedecendo o disposto na Instrução Normativa nº 02/2016.

Observação: Objetivando diminuir o prejuízo pedagógico da troca de professores, as Ordens de Serviço serão liberadas apenas em dois momentos:

Períodos de inscrição:
  • Primeiro período:
    • Inscrições para início do ano letivo/fevereiro de 2016 (01/02/16 a 05/02/16).
  • Segundo período:
    • Inscrições para o início do segundo semestre/julho de 2016 (05/07/16 a 07/07/16).

Importante:

A Ordem de Serviço é um benefício concedido pela SEED ao professor (QPM/QUP) para que o mesmo possa estar em exercício, por determinado período (no máximo até 31/12/16), em instituição/município/NRE diferente de sua lotação, obedecendo aos critérios da Instrução Normativa específica e a disponibilidade de vagas. Desta forma, não haverá necessidade de solicitação de Ordem de Serviço:

  • professores que se encontram lotados no município, sem lotação em instituição de ensino, uma vez que participarão do processo de Distribuição de Aulas, podendo escolher aulas em qualquer instituição de ensino do seu município de lotação conforme a Resolução específica. Se houver necessidade de exercer suas funções em município diferente de sua lotação, a Ordem de Serviço deverá ser solicitada;
  • professores que se encontram lotados no NRE, sem lotação em município, uma vez que participarão do processo de Distribuição de Aulas, podendo escolher aulas em qualquer instituição de ensino do seu NRE de lotação, conforme a Resolução específica. Se houver necessidade de exercer suas funções em NRE diferente de sua lotação, a Ordem de Serviço deverá ser solicitada;
  • professores que prestam serviços na Direção e Vice-Direção de instituições de ensino, somente nos cargos que exercem essas funções.

Acesso ao Formulário:

Inscrições para o Concurso de Remoção
Solicitação da Ordem de Serviço


Disponível no período das 9h de 01/02/16 até às 17h de 05/02/16)
Para acessar o sistema, siga as instruções abaixo:

- Clique em Solicitação de Ordem de Serviço, digite seu login (RG) e senha do Portal;

- Selecione no menu Servidor/Solicitar Ordem de Serviço;

- Selecione a linha funcional que tenha interesse na solicitação (se forem duas e tiver interesse pelas duas terá que incluir uma por vez);

- Leia na íntegra a Instrução Normativa do processo, não será possível acessar a próxima página se você não clicar na informação “Li integralmente e concordo com os termos da Instrução Normativa”;

- Em seguida, clique em “Continuar”. Abrirá o Formulário Eletrônico para preenchimento dos seguintes dados:
  • 2ª habilitação (se desejar), anexando os documentos digitalizados para comprovação;
  • endereço (anexando obrigatoriamente o comprovante);
  • telefones para contato;
  • sugestões de instituições de ensino;
  • disponibilidade de horário;
  • justificativa, preencher o campo específico e, se necessário, anexar os documentos.
- Os documentos digitalizados poderão estar em pdf, sendo que os arquivos da habilitação e do comprovante de endereço poderão, ter no máximo, 2MB, cada um, e os arquivos da justificativa, no máximo 1MB, cada um.

- Para o preenchimento do campo “Justificativa”, orientamos o uso de um editor de texto para a escrita da fundamentação e, após, transferência para o campo “Recurso” no sistema, uma vez que a página pode expirar e as informações podem ser perdidas.

- Após preenchimento de todos os campos do formulário e a inclusão de todos os documentos digitalizados, selecione, obrigatoriamente, o campo “Declaro que as informações acima prestadas são verdadeiras” para disponibilizar e, posteriormente, clicar na opção “Confirmar solicitação” para finalizar a inscrição.

atenção
  • São obrigatórios: o comprovante de endereço (arquivo único) e o Histórico Escolar, se a 2ª habilitação foi informada (arquivo único). Comprovante(s) de justificativa podem ser anexados em até 10 arquivos;
  • O sistema informará com um aviso na parte superior central do formulário de inscrição caso o arquivo que esteja sendo anexado seja maior que o permitido, assim como, informará também, se estiver faltando preencher algum campo obrigatório;
  • A Solicitação será concluída somente após o professor clicar em "Confirmar solicitação" e retornar uma mensagem "Ordem de Serviço nº ____ registrada com sucesso".
- A análise da Ordem de Serviço será realizada pelo NRE, podendo o professor acompanhar sua solicitação desde a inscrição até o resultado, usando seu login e senha.

Observação: Será mantida a lotação original do professor beneficiado com Ordem de Serviço e, se for de interesse a transferência definitiva de sua lotação, o mesmo deverá participar do Concurso de Remoção.

atenção
  • Não existe uma senha específica para acessar o Sistema de Gestão de Concessão de Ordem de Serviço, a senha utilizada é a mesma do Portal Dia a Dia Educação. Sendo assim, não é necessário solicitar uma nova senha se já for cadastrado.
  • Caso a sua senha tenha expirado ou a tenha esquecido, é possível recuperá-la automaticamente: depois de clicar em Solicitação de Ordem de Serviço, na tela "Dados Cadastrais", digite seu login (RG) e clique em “Esqueci minha senha”. Você poderá optar em recuperar automaticamente sua senha respondendo a pergunta cadastrada ou solicitar a nova senha e recebê-la em seu e-mail alternativo (caso o mesmo tenha sido cadastrado).

Para esclarecer dúvidas sobre a senha, acesse os tutoriais de recuperação de senha automática que estão disponíveis no Portal Dia a Dia Educação:

Esqueci minha senha e gostaria de
recebê-la no meu e-mail alternativo

Responder a pergunta cadastradaRecebendo a senha respondendo a pergunta cadastrada
Esqueci minha senha e gostaria de
responder a pergunta cadastrada


Se não conseguir recuperar a senha dessa forma, poderá, até às 15h do dia 04/02/2016 solicitá-la, acessando o formulário
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Perguntas Frequentes:

1. Não possuo cadastro no Portal, como faço para acessar o sistema para solicitar uma Ordem de Serviço?

R: Para acessar o sistema de Gestão de Concessão de Ordem de Serviço é necessário possuir cadastro no Portal Dia a Dia Educação, como professor da Rede Estadual de Ensino do Paraná.

Caso não possua o cadastro, clique no link de inscrição. Na tela "Dados Cadastrais", no quadro "Você é novo por aqui? Registre-se", clique em " Professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná ". Em "Cadastro de Usuário", entre com seu número de R.G., data de nascimento, clique "OK" e finalize o seu cadastro.

Se a página retornar com a mensagem "Usuário já cadastrado!", você já possui cadastro e deve tentar recuperar a sua senha. No quadro “Já sou registrado” digite seu login (RG) e clique em “Esqueci minha senha”.

2. Após digitar meu RG e senha, a tela retorna para a página inicial. Como devo proceder?

R: Provavelmente seu navegador está configurado para bloquear pop-ups. Você deverá desbloqueá-los da seguinte forma:
  • No Internet Explorer acesse na barra de ferramentas - ferramentas - desativar bloqueador de Pop-ups.
  • No Mozilla Firefox acesse na barra de ferramentas - ferramentas - opções - conteúdo - desabilite o bloqueador de pop-ups.
Também é possível ocorrer essa situação quando o professor possui ou já possuiu um cargo administrativo, nesse caso, deverá solicitar no formulário a alteração do seu perfil no Portal, para Professor.

3. Fui nomeado pelo Concurso do Magistério 2013, já possuía cadastro no Portal, é necessário fazer novo cadastro?


R: Não. Se já possuía cadastro como "Professor" da rede estadual de ensino, irá utilizar a mesma senha. Caso o seu cadastro tenha sido realizado como "Outros", será necessário realizar novo cadastro.

4. Fui nomeado pelo Concurso do Magistério de 2013 e não tenho cadastro no Portal, como devo proceder?

R: Para realizar a inscrição é necessário possuir cadastro no Portal Dia a Dia Educação. Na resposta da Pergunta nº 1 acima, está detalhado como deve proceder.

Para entrar em contato com o GRHS/SEED, envie um email para: grhs_cms@seed.pr.gov.br
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