Busca Educação

VIZIVALI – Informações Gerais



















Confira abaixo os novos encaminhamentos de cada universidade:

Cronograma Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Confira o resultado dos pedidos de transferência da UEL.
Confira a relação atualizada dos pólos, turmas e horários.

Confira o cronograma de início e horário das aulas do curso de Pedagogia em 2012.
Confira o edital Prograd/DMD n. 003/2012.


Cronograma Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Confira o Edital 002/2012-PEN com a relação de matrículas deferidas e pendências de documentos.
Confira o edital 006/2012-PEN que homologa os matriculados e notifica as matrículas canceladas.
EDITAL 007/2012-PEN - Publica procedimentos, para matrícula no Curso de graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena, ofertado na modalidade de educação a distância da UEM no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/MEC).
Anexo I - Lista com nomes enviados pela SEED
Anexo II - Elaboração do Memorial Descritivo
EFETUAR MATRÍCULA

Cronograma Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)



Cronograma Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Confira o edital nº 004/2012 - UAB/UNICENTRO - 4ª chamada: relação de deferidos e indeferidos.


__________________________________________________________________________

Decorrido quase um ano de intenso trabalho da Secretaria de Estado da Educação – SEED, atuando em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, e principalmente com as Universidades Estaduais do Paraná (UEM, UEL, UEPG e UNICENTRO), na busca de solução para a regularização da situação acadêmica e funcional dos professores concluintes do Programa de Capacitação – VIZIVALI, chegamos aos seguintes encaminhamentos:

1. Reconhecimento e aceitação, para efeitos de ingresso e progressão na carreira do magistério, dos Diplomas de Curso de Licenciatura em Pedagogia, como documento de comprovação de formação de Nível Superior, emitidos por Instituição de Ensino Superior, devidamente credenciada e/ou registrada pelo Ministério da Educação – MEC, cujo Curso realizou Aproveitamento de Estudo do Programa de Capacitação – VIZIVALI. Tal ação contempla cerca de 8.000 (oito mil) professores, os quais terão sua situação acadêmica e funcional resolvida.

2. Oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia, com Aproveitamento de Estudos, para aproximadamente 12.000 (doze mil) professores, Concluintes do Programa de Capacitação – VIZIVALI, ainda não diplomados em Pedagogia e que atuam na Rede Pública Estadual e Municipal de Educação. O curso em pauta está sendo ministrado pelas Universidades Estaduais do Paraná, na modalidade a distância, por intermédio dos 48 (quarenta e oito) Polos da Universidade Aberta do Brasil – UAB, e terá uma Carga-Horária mínima de 1.300 (mil e trezentas horas).

ETAPAS - O processo para a oferta Especial do Curso de Licenciatura em Pedagogia compreendeu as seguintes etapas:

a) Cadastramento dos professores pela Secretaria de Estado da Educação.
b) Encaminhamento dos respectivos nomes às Universidades Estaduais do Paraná, já mencionadas.
c) Publicação dos Nomes em Edital pelas Universidades.
d) Realização de Pré-Matrícula e encaminhamento de documentos pelos alunos, conforme normas e prazos estabelecidos pelas Universidades.
e) Análise dos documentos e divulgação em “Edital” pelas Universidades da relação de alunos aprovados para o Curso de Licenciatura em Pedagogia.
f) Início das Atividades Acadêmicas para os alunos cadastrados e devidamente matriculados, conforme Cronograma de cada Universidade já divulgado, nos 48 (quarenta e oito) Polos da UAB do Paraná.

ÚLTIMA LISTA - última lista de professores da Rede Pública de Ensino ainda não matriculados.

A SEED, com apoio dos Municípios e Núcleos Regionais de Educação – NREs, está finalizando a 4.ª e última Lista de professores candidatos ao Curso de Licenciatura em Pedagogia. A mencionada lista será encaminhada às Universidades, até 07/12/2011, para ser publicada, por meio de Edital, e visando à efetivação do processo de Matrícula, encerrando, dessa forma, o cadastramento de professores da Rede Pública, envolvidos no caso VIZIVALI.

Acompanhem as informações e orientações no SITE das Universidades.

UEL/LONDRINA (http://www.uel.br/nead/portal/)

UEM/MARINGÁ (http://www.daa.uem.br/)

UEPG/PONTA GROSSA (http://www.uepg.br/prograd/uepg_editais/index.asp)

UNICENTRO/GUARAPUAVA (http://www.unicentro.br/pedagogiaofertaespecial/)

Cadastramento de Funcionários Públicos de Setores Administrativos da Educação Estadual e/ou Municipal, concluintes do Programa de Capacitação - VIZIVALI.

Com o objetivo de quantificar para estudar as possibilidades de encaminhamentos, a SEED com o apoio dos municípios e Núcleos Regionais de Educação – NREs, está concluindo o cadastramento dos funcionários supracitados. Portanto, quem ainda não se cadastrou, procure até o dia 09/12/2011 o setor de RH do Núcleo Regional de Educação – NRE de sua região.



VIZIVALI - INFORMAÇÕES SOBRE O INÍCIO DAS AULAS DA UEL

1. Início das aulas: dia 03/12/2011.

2. Organização - turno e horários de funcionamento das aulas: os alunos estão distribuídos em dois grupos com horários distintos:

3. HORÁRIO
3.1 Grupo "A" Das 08h30 às 11h50
3.2 Grupo "B" Das 13h30 às 16h50

4. Confira no LINK o seu Polo, turno, horário e local das aulas: (www.uel.br/nead/portal/)

5. Pedidos de mudanças de Polo, de horário e de local das aulas: Considerando o grande número de alunos matriculados nos respectivos Polos, bem como a diversidade de motivos e pedidos de mudanças, informamos que todos os alunos devem comparecer ás aula no dia 03/12, no local, grupo e horário estabelecido e divulgado.

6. Procedimentos: os pedidos deverão ser feitos pelos próprios interessados, via requerimento, junto à Coordenação do POLO, no período de 03/12/ até o dia 10/12/2011. Ressaltamos que os pedidos serão criteriosamente analisados e concedidos mediante justificativa plausível e documentada, que comprove a extrema necessidade.

Pedidos encaminhados de outras formas (e-mail, fax, telefonemas, etc.) NÃO serão considerados e nem respondidos. Os requerimentos deferidos serão efetivados a partir do retorno às aulas em fevereiro de 2012.

7. Locais das aulas: as aulas acontecerão nos Polos da Universidade Aberta do Brasil-UAB, nos endereços abaixo descritos:

7.1. Polo de Cerro Azul: Rua Deputado Aníbal Cury, S/N, Centro Comunitário, Município de Cerro Azul/PR. Fone (41) 3662-1641, 3662-1273.

7.2. Polo de Palmeira: Rua Jesuíno Marcondes, Nº. 200, Centro, Município de Palmeira/PR,Fone (42) 3090-5073, (42) 3909-5072 Fax: (42) 3909-5057.

7.3. Polo de Paranaguá: Rua Capibaribe, S/Nº, Jardim Guaraituba, Escola Municipal Nascimento Junior, Município de Paranaguá/PR, Fone (41) 3420-6033, (41) 3420-2997.

7.4. Polo de Colombo: Rua Dorval Ceccon. Nº. 664 Bairro Jd. Nossa Senhora de Fátima, 2º andar, Município de Colombo/PR, Fone (41) 3562-6890.

7.4.1. Colégio Estadual do Paraná: Av. João Gualberto, 250 - Alto da Glória 80030-000 – Município de Curitiba/PR - (41) 3304-8975.

7.4.2. Instituto Federal – IFET: Rua João Negrão, 1.285, Bairro Rebouças - CEP 80230-150 – Município de Curitiba/PR - Fone/Fax: (41) 3535-1600.

Obs. Dúvidas e/ou esclarecimentos poderão ser resolvidos(as) no Polo com os Coordenadores e/ou com os Representantes da Universidade Estadual de Londrina/UEL presentes no local da aula, dia 03/11/2011.


Novas informações acompanhe neste Site e no Site da UEL
(41) 3340-1674/3340-1674

INÍCIO DAS AULAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARA OS CONCLUINTES DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO – VIZIVALI:

. UNICENTRO – Dia 17/10/2011
. UEM – Dia 05/11/2011
. UEPG – Dia 05 /11/2011
. UEL– Dia 03/12/2011

VIZIVALI - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Após uma série de ações e iniciativas no sentido de encontrar caminhos para a regularização da situação que, há quase oito anos, envolve os egressos do Programa de Capacitação – VIZIVALI, chegamos em um momento muito importante no processo, a Chamada para a Matrícula no Curso de Licenciatura em Pedagogia para os concluintes, “em exercício de atividades docentes” à época de realização do Programa, e atualmente, conforme estabelecia a Deliberação n. º 04/2002 do Conselho Estadual de Educação – CEE/PR.

Para regularização do referido Programa, o Parecer nº 136/2010 do Conselho Nacional de Educação - CNE considera o dispositivo de Aproveitamento de Estudos, previsto no art. 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei n. º 9394/1996, para os Cursos de Pedagogia que atenderem os egressos do Programa de Capacitação – VIZIVALI.

Dessa forma, o referido Curso de Licenciatura em Pedagogia, terá uma Carga-Horária mínima de 1.300 (mil e trezentas horas) e será ofertado pelas Universidades Estaduais do Paraná: UEL, UEM, UEPG e UNICENTRO (com apoio da UNIOESTE e da UENP), na modalidade a Distância, com atividades presenciais nos Pólos de Apoio do Sistema da Universidade Aberta do Brasil – UAB.

Lembramos que cada Universidade possui suas normas, procedimentos e exigências de documentação, além de prazos para realização de Matrículas nos diferentes Cursos que oferece. Neste sentido, para a Matrícula dos egressos do Programa de Capacitação – VIZIVALI, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, os procedimentos e exigências de documentos e prazos são os adotados usualmente em cada Universidade.

Assim sendo, recomendamos muita atenção às informações e exigências contidas nos Editais, pois, o Processo de Matrícula é On-line e o programa de computador permite apenas um registro. Portanto, antes de preencher ou informar dados, leia atentamente todas as orientações de procedimento e exigências.

O PROCESSO DE "CHAMAMENTO PARA A MATRÍCULA"

a) Para acessar o nome na lista, o candidato deverá digitar corretamente o seu CPF no local indicado.
b) Após encontrar o nome, deve conferir as informações existentes e seguir criteriosamente os passos, conforme orientações, até a geração de documento comprobatório (Requerimento, ficha e/ou formulário) do Processo de Matricula.
c) O documento comprobatório para a confirmação da Matrícula deverá ser impresso, assinado e encaminhado à Universidade, pelo correio, via sedex, juntamente com os documentos especificados no Edital, impreterivelmente dentro do prazo estipulado pela Instituição.
d) A Matrícula, propriamente dita, só será confirmada, após a análise dos Documentos e comprovantes solicitados pela Universidade, a qual fará divulgação no prazo definido.

Por questão de coerência com os objetivos que motivaram a aprovação do Programa de Capacitação – VIZIVALI, esta Chamada de Matrícula, contempla apenas os concluintes que exerciam Atividades Docentes à época e aqueles que a exercem atualmente, razão pela qual é solicitada a comprovação do Exercício da Atividade Docente nos Editais.

Endereço eletrônico de cada universidade para acessar a chamada da pré-matrícula:

UEL / LONDRINA
http://www.uel.br/nead/portal/

UEM / MARINGÁ
http://www.daa.uem.br/

UEPG / PONTA GROSSA
http://www.uepg.br/prograd/uepg_editais/index.asp

UNICENTRO / GUARAPUAVA
http://www.unicentro.br/pedagogiaofertaespecial/
(Acessar à esquerda, lista de selecionados e/ou UAB/UNICENTRO.)

OBSERVAÇÕES E CONSIDERAÇÕES

A partir dos Dados Cadastrais e indicações feitas pelos próprios candidatos, esta Secretaria de Estado da Educação – SEED fez todo esforço para alocar cada candidato no Pólo mais próximo de sua residência. Porém, apesar de todo cuidado e empenho, identificamos alguns equívocos, os quais, em tempo, podem ser resolvidos.

Assim, orientamos para o caso das situações seguintes:

1. Caso o seu Nome esteja alocado em um Pólo diferente do escolhido, e/ou da região de sua residência, mas pertencente a mesma Universidade, faça contato com a Instituição em pauta, pelo telefone e/ou e-mail indicado na página, explique o equívoco e solicite sua realocação para o Pólo devido.

2. Em caso do seu Nome estar alocado em um Pólo pertencente a uma Universidade, que não seja a Universidade indicada para atuar nos Pólos de sua região, proceda da mesma forma: entre em contato com a mencionada Instituição, pelo telefone e/ou e-mail indicado, relate o equívoco e solicite a sua realocação para a Universidade e Pólo devidos.

3. Caso seu CPF esteja com algum número e/ou caractere errado, não será possível acessar seu nome na lista. Nesse caso, faça contato com a Universidade, pelo telefone ou e-mail indicado para informar seu CPF correto, que somente depois de corrigido é que será possível acessá-lo e efetuar o processo de Matrícula.

DOCUMENTOS

pdfOfício Circular n.º 40/2011 – GAB/SEED pdfParecer n.º 62/2011 - PGE
Recomendar esta página via e-mail: