Instruções 2009 - 2006

ícone
Procurei não encontrei

2009

Instrução nº 16/2009 - Sued/Seed - Normatização dos procedimentos pedagógicos e registros no Livro Registro de Classe de alunas em licença gestacional.

Instrução nº 15/2009 - Sued/Seed - Ações Pedagógicas Descentralizadas da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública Estadual (APEDs).

Instrução nº 14/2009 - Sued/Seed - Calendário escolar 2010.

Instrução nº 13/2009 - Sued/Seed - Os estabelecimentos da Rede Pública Estadual deverão desenvolver ações educativas, em todos os turnos de atuação, envolvendo a comunidade escolar com a finalidade de mobilização de controle da dengue no Estado do Paraná.

Instrução nº 12/2009 - Sued/Seed - As Usinas de Conhecimento, como espaços abertos às diversas manifestações culturais e de lazer, têm por finalidade ofertar à comunidade em geral e aos alunos da rede pública de todos os níveis e modalidades de ensino, de maneira informal e indireta, atividades formativas e informativas nas áreas de Arte, Educação Física e outras áreas relacionadas ao conhecimento científico e tecnológico, a fim de promover, ao coletivo, o exercício da cidadania.

Instrução nº 11/2009 - Sued/Seed - Os estabelecimentos da Rede Pública Estadual deverão elaborar nova Matriz Curricular para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio com implantação SIMULTÂNEA, para o ano letivo de 2010.

Instrução nº 10/2009 - Sued/Seed - O Programa Viva a Escola, aprovado pela Resolução N° 3683/2008, assume como política pública as Atividades Pedagógicas de Complementação Curricular, contempladas na Proposta Pedagógica Curricular (PPC) e desenvolvidas pelas escolas da Rede Pública Estadual do Paraná.

Instrução nº 09/2009 - Sued/Seed - Estabelece critérios para a solicitação de Professor de Apoio à Comunicação Alternativa para atuar no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Instrução nº 08/2009 - Sued/Seed - Orientações para execução dos Exames Supletivos do Paraná – Etapa 89a.

Instrução nº 07/2009 - Seed/Sude/DAE/CDE - Normatiza os procedimentos para emissão de Relatório Final dos estabelecimentos de ensino das redes estadual, municipal e particular.

Instrução nº 07/2009 - Sued/Seed - Alteração de nome de disciplina: Arte em substituição a Artes.

Instrução nº 06/2009 - Sued/Seed - Orienta os procedimentos do Estágio dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, do Ensino Médio, da Educação Especial e dos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade Profissional da Educação de Jovens e Adultos.

Instrução nº 05/2009 - Orienta procedimentos para a matrícula no PROINFANTIL.

Instrução Normativa nº 04/2009 - DAE - Orienta a matrícula nos Estabelecimentos de Ensino da Rede Estadual de Educação Básica para o ano letivo de 2010.

Instrução nº 04/2009 - Sued/Seed - Matéria que regimenta o Ensino Médio Organizado por Blocos de Disciplinas Semestrais.

Instrução nº 03/2009 - Sued/Seed - Seleção de candidatos ao Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio para povos indígenas do Paraná.

Instrução nº 03/2009 - Normatiza o registro das Atividades de Complementação Curricular do Programa Viva Escola na documentação escolar.

Instrução nº 02/2009 - Seed/Sued - Sobre o Grupo de Estudo 2009.

Instrução nº 02/2009 - Normatiza os procedimentos para registro em documentos escolares da Progressão Parcial no Ensino Fundamental e Médio, e da Classificação e Reclassificação no Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Instrução nº 01/2009 - Normatiza os procedimentos para Regularização de Vida Escolar no Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional Técnica de nível médio e Formação de Docentes em nível médio, na modalidade normal.

Instrução nº 01/2009 - Ações Pedagógicas Descentralizadas da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública Estadual (APEDs).

Instrução Normativa nº 01/2009 - Aprova as normas e procedimentos para o desenvolvimento, a implantação e a execução do Programa Leite das Crianças – Redução da deficiência nutricional de crianças, gestantes e nutrizes, nos termos desta Instrução Normativa.

Instrução conjunta nº 01/2009 - Seed/Sued/DAE - Instrui o processo de matrícula por transferência do Ensino Médio por Blocos de Disciplinas Semestrais para o Ensino Médio Anual e vice-versa.


2008
Instrução nº 22/2008 - Sued/Seed - Critérios para a abertura da demanda de horas-aula. do suprimento e das atribuições dos profissionais das Salas de Apoio à Aprendizagem - 5" série do Ensino Fundamental da Rede PÚblica EstaduaL

Instrução nº 21/2008 - Sued/Seed - Estabelece procedimentos para a organização por Blocos de Disciplinas Semestrais no Ensino Médio.

Instrução nº 20/2008 - Sued/Seed - Estabelece procedimentos para o processo de reclassificação de alunos.

Instrução nº 19/2008 - Sued/Seed - Critérios para implantação e funcionamento de cursos de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) e atribuições para os profissionais com atuação nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) da Rede Estadual de Educação Básica do Estado do Paraná.

Instrução nº 18/2008 - Sued/Seed - Sobre o Calendário Escolar da Rede Pública Estadual de Educação Básica, para o ano de 2009.

Instrução nº 17/2008 - Sued/Seed - O Programa Viva a Escola, aprovado pela Resolução n.°3683/2008 assume como política pública as Atividades Pedagógicas de Complementação Curricular, contempladas na Proposta Pedagógica Curricular e desenvolvidas pelas escolas da Rede Pública Estadual do Paraná.

Instrução nº 16/2008 - Sued/Seed - Estabelece critérios para o funcionamento da SALA DE RECURSOS, na área de Altas Habilidades / Superdotação, para a Educação Básica.

Instrução nº 15/2008 - Sued/Seed - Estabelece critérios para o funcionamento da SALA DE RECURSOS para o Ensino Fundamental - séries iniciais, na área da Deficiência Mental/Intelectual e Transtornos Funcionais Específicos.

Instrução nº 14/2008 - Sued/Seed - Estabelece critérios para o funcionamento da Classe Especial nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na área dos Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Instrução nº 14/2008 - Estabelece as normas para preenchimento do Livro Registro de Classe na Rede Estadual de Ensino.

Instrução nº 13/2008 - Sued/Seed - Estabelece critérios para o funcionamento da SALA DE RECURSOS para o Ensino Fundamental – séries finais, na área da Deficiência Mental/Intelectual e/ou Transtornos Funcionais Específicos.

Instrução nº 13/2008 - Normatiza credenciamento,de estabelecimentos e ensino reconhecidos para emissão de Históricos Escolares de alunos concluintes do Ensino Fundamental ou Médio de Estabelecimentos de ensino da Rede Pública Estadual sem reconhecimento.

Instrução nº 12/2008 - Sued/Seed - Estabelece critérios para o funcionamento da SALA DE RECURSOS nas séries finais do Ensino Fundamental na área dos Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Instrução nº 11/2008 - Sued/Seed - Estabelece critérios para o funcionamento da SALA DE RECURSOS das séries iniciais do Ensino Fundamental na área dos Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Instrução nº 10/2008 - Sued/Seed - Estabelece critérios para a solicitação de Professor de Apoio em Sala de Aula para atuar com alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Instrução nº 10/2008 - Seed/Sude/DAE/CDE - Normatiza os procedimentos para emissão de Relatório Final dos estabelecimentos de ensino das redes estadual, municipal e particular.

Instrução nº 09/2008 - DAE/Sude - Linhas telefônicas e outros equipamentos para documentadores escolares.

Instrução nº 09/2008 - Sued/Seed - Instrução sobre o Os Grupos de Trabalho em Rede - GTR.

Instrução nº 08/2008 - Sued/Seed - Estabelece normas para atuação do profissional tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras/Língua Portuguesa - TILS nos Estabelecimentos de Ensino da rede pública estadual.

Instrução Normativa nº 08/2008 - DAE - Orienta a matrícula nos Estabelecimentos de Ensino da Rede Estadual de Educação Básica para o ano letivo de 2009.

Instrução nº 07/2008 - Sued - Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Modalidade Normal Bilíngüe Kaingang/Guarani – Integrado (4 anos) e Kaingang – com Aproveitamento de Estudos (2 anos).

Instrução nº 07/2008 - Inserção de alunos dos Centros de Socioeducação no Sistema Estadual de Registro Escolar.

Instrução nº 06/2008 - Sued/Seed - Estabelece procedimentos para a implantação e funcionamento do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar.

Instrução nº 05/2008 - Normatiza os procedimentos para registro on-line e off-line de diplomas e certificados dos Cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e Formação de Docentes.

Instrução nº 04/2008 - Normatiza os procedimentos para registro da disciplina Ensino Religioso na rede pública de ensino.

Instrução nº 04/2008 - Sued/Seed - Orientações sobre a participação dos Professores Mestres e Doutores no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE.

Instrução nº 03/2008 - Seed/Sued - Instrução Grupo de Estudo 2008.

Instrução nº 02/2008 - Normatiza os procedimentos para registro da Progressão Parcial (Ensino Fundamental e Médio), da Classificação e Reclassificação em documentos escolares da Ensino Fundamental,Médio e Educação de Jovens e Adultos ( EJA).

Instrução nº 02/2008 - Sued/Seed - Estabelece critérios para o funcionamento do Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez – CAES, serviço de apoio especializado, no ensino regular.

Instrução nº 01/2008 - Sued/Seed - Critérios para a abertura da demanda de horas-aula, do suprimento e das atribuições dos profissionais das Salas de Apoio à Aprendizagem – 5a série do Ensino Fundamental, da Rede Pública Estadual.

Instrução conjunta nº 01/2008 - Sued/Sude/Seed - Procedimentos para análise e emissão de Parecer Conjunto e Ato Administrativo para aprovação dos Regimentos Escolares e seus Adendos de Alteração e/ou Acréscimo.

Instrução Conjunta nº 01/2008 - Idade para matrícula de ingresso nos cursos de Educação de Jovens e Adultos no Sistema Estadual de Ensino, considerando o Parecer nº O174/08-CEE.

Instrução nº 002/2008 - Sued/Seed - Estabelece critérios para o funcionamento do Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez – CAES, serviço de apoio especializado, no ensino regular.


2007
Instrução nº 18/2007 - Seed/DAE/CDE - Normatiza credenciamento de estabelecimentos de ensino reconhecidos para emissão de Históricos Escolares de alunos concluintes do Ensino Fundamental ou Médio de Estabelecimentos de ensino da Rede Pública Estadual sem reconhecimento.

Instrução nº 17/2007 - DAE/CDE - Estabelece as normas para preenchimento do Livro Registro de Classe na Rede Estadual de Ensino.

Instrução nº 16/2007 - Seed/CDE - Normatiza os procedimentos para registro no Histórico Escolar dos estudos realizados no Ensino Fundamentai de Nove Anos e entre situações de transferências entre os regimes de ensino.

Instrução nº 16/2007 - Seed/CDE - Normatiza os procedimentos para registro no Histórico Escolar dos estudos realizados no Ensino Fundamental de Nove Anos e entre situações de transferências entre os regimes de ensino.

Instrução nº 13/2007 - Seed/Sude/DAE/CDE - Normatiza os procedimentos para emissão de Relatório Final dos estabelecimentos de ensino das redes estadual, municipal e particular.

Instrução nº 12/2007 - Normatiza o registro das disciplinas Filosofia e Sociologia nos Históricos Escolares do Ensino Médio.

Instrução nº 11/2007 - DAE/Sude/Seed - Estadualização dos Estabelecimentos de Ensino Indígenas.

Instrução nº 10/2007 - Seed/DAE - Sala de Recurso.

Instrução nº 09/2007 - Sued/Seed - Autoriza a implantação de cronograma anual de trabalho das secretarias escolares da rede estadual de ensino.

Instrução nº 08/2007 - Sued/Seed - O Calendário Escolar da Rede Pública Estadual de Educação Básica, para o ano de 2008.

Instrução nº 07/2007 - Sued/Seed - Ações Pedagógicas Descentralizadas da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública Estadual (APEDs).

Instrução nº 06/2007 - Sued/Seed - Seleção de sandidatos ao Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental na modalidade Normal Bilingue Kaingang/ Guarani - Integrado (4 anos) e Normal Kaingang - Aproveitamento de Estudos (2 anos).

Instrução nº 06/2007 - Seed/DAE/CDE - Normatiza os procedimentos para o recolhimento da documentação na cessação de atividades escolares.

Instrução nº 05/2007 - Sued/Seed - Instrução sobre os Grupos de Trabalho em Rede - GTR.

Instrução nº 05/2007 - Seed/DAE/CDE - Normatiza os procedimentos para registro da disciplina Ensino Religioso na rede estadual de ensino.

Instrução nº 04/2007 - Sued/Seed - Orientações sobre a participação dos Professores com titulação de Mestres e Doutores no PDE.

Instrução nº 04/2007 - Seed/DAE - Normatiza os procedimentos para preenchimento de Históricos Escolares, do Curso Educação de Jovens e Adultos - Presencial - Proposta 2006 e Exames Supletivos dos Estabelecimentos de Ensino da Rede Estadual.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 02/2007 – GRHS/Seed - Atribuições ao Professor Readaptado à partir de 24/10/2006.

Instrução nº 02/2007 - Seed/DIE/CDE - Orientação para elaboração de formulários de documentação escolar: Ficha Individual, Guia de Transferência, Histórico Escolar e Relatório Final.

Instrução Normativa nº 02/2007 - DAE - Orienta a matrícula nos Estabelecimentos de Ensino da Rede Estadual de Educação Básica para o ano letivo de 2008.

Instrução nº 02/2007 - Seed/Sued - Instrução sobre o Grupo de Estudo 2007.

Instrução Normativa nº 01/2007 - GRHS/Seed - Instrução sobre Licença Especial.

Instrução Normativa nº 01/2007 - DAE/Seed - Orienta a Regularização do Termo de Cessão de Uso dos Estabelecimentos de Ensino Estaduais.

Instrução nº 01/2007 - Seed/DIE/CDE - Normatiza os procedimentos para verificação de documentos escolares que apresentam indícios de irregularidade.


2006
Instrução nº 17/2006 - Sued - Instrui que a Educação das Relações Étnico-Raciais e o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, passa a ser obrigatória em todos os níveis e modalidades dos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual de Educação Básica.

Instrução nº 16/2006 - Sued - Cursos de Formação de Docentes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental na modalidade Normal Bilingue Kaingang - Aproveitamento de Estudos.

Instrução nº 15/2006 - Sued/Seed - Dispõe sobre elaboração da nova Matriz Curricular, com implantação a partir do ano letivo de 2007, de forma simultânea.

Instrução nº 14/2006 - Sued/Seed - Orientação sobre o Calendário Escolar da Rede Pública Estadual de Educação Básica, para o ano de 2007.

Instrução nº 13/2006 - Seed/Sued - Orienta a oferta do Ensino Religioso na rede estadual de ensino do Paraná.

Instrução Normativa nº 12/2006 - Sued/Seed - Alteração da nomenclatura das disciplinas de Língua Estrangeira e Educação Artística nas Matrizes Curriculares.

Instrução Normativa nº 11/2006 - Sued/Seed - Estabelece critérios para a atribuição da hora-atividade aos Professores em exercício de docência nos estabelecimentos de ensino da Rede Conveniada.

Instrução Normativa nº 10/2006 - Sued/Seed - Atribuições dos profissionais que atuarão nas Salas de Contraturno (1ª a 4ª série) da Rede Pública de Ensino e de Salas Apoio à Aprendizagem (5ª a 8ª série) do Ensino Fundamental para a Rede Estadual de Ensino, com alunos indígenas.

Instrução nº 09/2006 - Seed/Sued - Sobre o Grupo de Estudos do NRE/Seed.

Instrução nº 08/2006 - Sued/Seed - Liberação de professores para produção do material de apoio para o Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos.

Instrução nº 07/2006 - Seed/DIE/CDE - Normatiza os procedimentos para registro da vida escolar nos casos de mudança de nome de aluno.

Instrução nº 06/2006 - Seed/DIE/CDE - Normatiza os procedimentos para correção de erros em Relatório Final de Estabelecimentos de Ensino das redes Estadual, Municipal e Particular.

Instrução nº 06/2006 - Seed/Sued - Sobre o Grupo de Estudos 2006.

Instrução nº 05/2006 - Sued - Seleção de candidatos ao Curso de formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Modalidade Normal Bilingue Kaingang - Aproveitamento de Estudos.

Instrução nº 05/2006 - Seed/DIE/CDE - Normatiza os procedimentos para emissão de Relatório Final dos estabelecimentos de ensino das redes estadual, municipal e particular.

Instrução nº 03/2006 - DIE/Seed - Estabelece as normas para preenchimento do livro Registro de Classe na Rde Estadual de Ensino.

Instrução normativa nº 03/2006 - DIE - Orienta a demanda de docência para os Estabelecimentos de Ensino da Rede Estadual de Educação de Jovens e Adultos.

Instrução Normativa nº 02/2006 - DIE - Orienta a matrícula nos Estabelecimentos de Ensino da Rede Estadual de Educação Básica para o ano letivo de 2007.

Instrução Normativa nº 02/2006 - DEJA - Instrui aos Coordenadores de EJA dos NREs, que orientem os Estabelecimentos :estaduais de Ensino que ofertam EJA, para a inclusão das disciplinas de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia, nas Matrizes Curriculares (Sede e APED) e nos cronogramas das APEDs.

Instrução Conjunta nº 02/2006 - Estabelece normas para implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos no Sistema Estadual de Ensino.

Instrução nº 02/2006 - Sued - Credenciamento e autorização de funcionamento de cursos da Educação Profissional, conforme Deliberação 09/05-CEE.

Instrução nº 01/2006 - Sued/Seed - Orientações para a oferta das Atividades-Complementares de contraturno nos CAIC's.

Instrução Normativa Conjunta nº 01/2006 - DIE/DEF/Seed - Estabelece procedimentos para o acompanhamento do Plano de Metas, documento que compõe o processo de autorização e ou renovação para funcionamento das instituições de Educação Infantil.
ícone voltar ao topo
Recomendar esta página via e-mail: