Institucional

27/04/2010

Antologia de textos filosóficos da SEED é lançado

O lançamento do livro “Antologia de textos filosóficos” da Secretaria de Estado da Educação (Seed) reuniu cerca de 500 pessoas, entre professores, pedagogos e convidados, nesta segunda-feira (26) no auditório do Canal da Música, em Curitiba. O evento, promovido pelo Departamento de Educação Básica (Deb) da Seed, pretendeu apresentar e divulgar a obra que será entregue aos professores de filosofia e às bibliotecas das 2.136 escolas da rede pública estadual.
Durante a solenidade, a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, falou do esforço da Seed no sentido de suprir a demanda de textos para o curso de Filosofia no ensino médio. “Ao percebermos essa demanda, começamos a pensar na ‘Antologia’ e, enquanto o projeto ia tomando forma, compramos acervo bibliográfico, realizamos concurso público e formação continuada para professores de filosofia”, disse.
Yvelise falou ainda sobre o objetivo da publicação. “Ao oferecer a leitura de textos de filósofos clássicos na Antologia, estamos provocando a inquietude dos estudantes e formando pessoas criticas”, afirmou a secretária, lembrando que o conhecimento instiga o saber e a leitura proporciona a busca pelo novo.
Seminário – O  coordenador pedagógico do Deb e responsável pela organização do livro, Jairo Marçal, ressaltou a importância do Seminário destinado à formação continuada de cerca de 400 professores de filosofia, que acontece até quarta-feira (28). “Os professores participarão de conferências e debates em que os autores apresentarão o conteúdo do livro e darão dicas de como trabalhar os textos clássicos em sala de aula”. Ele também falou da importância da publicação e lembrou palavras de Marilena Chauí. “Ela costuma dizer que a filosofia se encontra num lugar determinado: nos textos filosóficos”.
O doutor em filosofia medieval e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Jamil Ibrahim Iskandar é responsável pelo texto “Avicena, o Garnde Mestre da Filosofia árabe-muçulmana”. No seminário, Jamil Iskandar vai sugerir aos professores, maneiras de trabalhar a metafísica, o ser humano e seu intelecto e a criação com o ponto de vista de Avicena.
Para Vinicius de Figueiredo, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e autor do texto sobre Kant, a iniciativa da Seed mostra que é possível estabelecer diálogo entre textos clássicos e questões da sociedade atual. “A idéia é trazer os elementos dos textos para debater em sala de aula e mostrar que os clássicos podem ser atuais”. Vinicius de Figueiredo sugere aos professores, que trabalhem com filmes que abordem temas do texto de Kant.
Leda Gobo, professora de filosofia do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco no município de Toledo conta que se sente orgulhosa pelo que está sendo feito no Paraná. “O Livro Didático é um material de apoio fundamental, que fez diferença no processo ensino aprendizagem. Agora, com esta Antologia, me sinto realmente amparada e empolgada com as novas possibilidades de trabalhar a Filosofia com meus alunos”. Leda Gobo também está inscrita para um minicurso do Seminário.
O livro “Antologia de textos filosóficos” tem 736 páginas e prefácio de Marilena Chauí. Juntamente com o Livro Didático Público e as Diretrizes Curriculares, consolida o espaço da Filosofia no ensino médio, levando à sala de aula o pensamento dos filósofos clássicos por meio de textos didáticos e acessíveis. Cada um dos 23 textos é precedido por introduções de professores universitários especialistas nos filósofos escolhidos. A Antologia também está disponível na internet no endereço http://www.diaadia.pr.gov.br/deb/, para reprodução livre e gratuita.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.