Institucional

23/07/2011

Programa Segundo Tempo

Alunos durante atividade física
O esporte educacional merece comemoração no Paraná, a partir do próximo mês, quando serão retomadas as atividades do Programa Segundo Tempo, atendendo 20.800 alunos da rede pública estadual de ensino com atividades esportivas no contraturno escolar.
O Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte, promovido pela Secretaria de Esporte Educacional. O Governo do Paraná assumiu a sua implementação em 208 Estabelecimentos da Rede Pública Estadual de Ensino, sob o gerenciamento da Paraná Esporte e Secretaria de Estado da Educação.
O objetivo do Segundo Tempo é democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional e promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens (regularmente matriculados na rede pública de ensino) como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, de forma a favorecer a consciência de seu próprio corpo, a exploração dos seus limites, o aumento das suas potencialidades, e o desenvolvimento do espírito de solidariedade, de cooperação mútua e de respeito pelo coletivo.
Nesse aspecto, as atividades esportivas oferecidas nos Núcleos do Programa Segundo Tempo devem ter caráter eminentemente educacional, e devem ser dinamizadas por meio de um processo de ensino-aprendizagem voltado para o estímulo à compreensão da convivência em grupo, das regras necessárias à organização das atividades, da partilha de decisões e emoções, fazendo com que o indivíduo possa reconhecer seus direitos e deveres para uma boa convivência social, priorizando as crianças, adolescentes e jovens que se encontram em áreas de vulnerabilidade social.
A definição das modalidades a serem desenvolvidas junto aos beneficiados deverá considerar o contexto como um todo: disponibilidade de recursos físicos e humanos para desenvolvê-las, forma de organização e vigência do projeto (considerando a organização em ciclos pedagógicos).

• Modalidades coletivas (oferta mínima de 2 modalidades)

• Modalidades individuais (oferta mínima de 1 modalidade)

Para prosseguimento ao processo de implantação das atividades do Programa Segundo Tempo nas 208 escolas, a Paraná Esporte está ofertando vagas de estágio em nível superior para que estudantes de Educação Física e Esporte possam atuar como monitores no Segundo Tempo. O requisito para ser estagiário é estar cursando entre o 2º e 6º período do seu curso no decorrer do segundo semestre de 2011.
São apenas 208 vagas com inscrições já abertas aos interessados, e distribuídas em todo o Paraná. As atividades nas escolas começarão no dia 02 de agosto de 2011.
Os estudantes de Educação Física ou Esporte que tenham interesse em atuar no Programa Segundo Tempo devem acessar o sítio Central de Estágio selecionando em BUSCA DE OFERTAS por Órgão: PARANÁ ESPORTE - PROJETO SEGUNDO TEMPO.
Saiba mais sobre o Programa Segundo Tempo proposto pelo Ministério do Esporte: acesse também as Diretrizes do Programa Segundo Tempo 2011.

Fonte: Paraná Esporte
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Últimas Notícias

Leia mais