Busca Educação

Ensino

27/01/2012

Estão abertas matrículas para CEEBJA no Paraná

Jovens, adultos e idosos que têm interesse em concluir estudos devem procurar um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). As inscrições estão abertas e a idade mínima exigida para efetivação da matrícula é de 15 anos para ensino fundamental e 18 para médio.

Maria Cristina Rigon, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), explicou que o Estado cumpre o seu dever ao oferecer meios de concluir sua escolarização a essa parcela da população. “Esta modalidade de educação permite que as pessoas que não tiveram acesso à educação na idade adequada possam estudar”, afirmou.

Ela ainda destacou que a modalidade possui características próprias de ensino. “Deve-se considerar e valorizar os conhecimentos que o aluno jovem, adulto ou idoso traz para a sala de aula, respeitando o meio em que vive”. Maria Cristina também lembrou que o papel do professor é fundamental no processo de ingresso e de permanência do aluno das turmas de EJA.

Alunos que cursaram parte do ensino regular têm direito a aproveitamento de curso de forma proporcional: 25% por ano concluído. Dessa maneira, os que cursaram os primeiros dois anos da segunda etapa do ensino fundamental (6º e 7º anos) têm aproveitamento de 50% dos conteúdos, assim como aqueles que concluíram o 2º ano do ensino médio.

A oferta dos cursos é de forma presencial, divida em três fases: Fase 1, que atende do 1º ao 5º ano; Fase 2, que atende do 6º ao 9º ano; e ensino médio.

Alunos da EJA em sala de aula
Foto: Giuliano Gomes/SEED

O aluno pode cursar até quatro disciplinas e escolher se quer ser atendido individualmente ou de forma coletiva. O atendimento individual é destinado àqueles que não têm condições de frequentar regularmente as aulas. O tempo para concluir cada disciplina varia de acordo com a carga horária, o cronograma da escola e a disponibilidade do aluno.

Para matrícula, os interessados devem procurar o CEEBJA ou colégio estadual que ofereça a modalidade, mais próximo de sua residência, portando histórico escolar, RG, CPF, título de eleitor, duas fotos, carteira de reservista (para homens) e conta de luz. Alunos menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.