Profissionais da Educação

02/02/2012

Semana Pedagógica abre ano letivo nas escolas públicas

Cerca de 100 mil profissionais da Educação participam da Semana Pedagógica 2012 que iniciou nesta quinta-feira (02) nas 2.136 escolas da rede estadual de ensino. Durante quatro dias professores, pedagogos e funcionários discutem temas e debatem ações para melhoria das práticas pedagógicas para os cerca de 1,3 milhão de estudantes que retornam às aulas na quarta-feira (08).

A Semana Pedagógica marca o início das atividades do ano letivo de 2012. “A Semana Pedagógica é um momento para refletirmos sobre as ações necessárias para garantirmos uma educação de qualidade aos nossos alunos”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns.

Entre os temas discutidos durante a semana, o principal envolve a questão da avaliação. “Pretendemos implantar, por meio de um processo de construção coletiva, um sistema de avaliação estadual”, ressaltou Meroujy Cavet, superintendente da Educação. Ainda serão apresentados o Programa Pais Presentes nas Escolas e a campanha de comemoração do centenário do nascimento da escritora paranaense Helena Kolody.

O formato do evento contribui para o estudo e a formação continuada, auxiliando no trabalho pedagógico de sala de aula. “Espero que os assuntos discutidos possam atender às necessidades e dificuldades encontradas em nosso trabalho, e que as experiências relatadas no grupo, as discussões levantadas se transformem em ações pela escola”, disse a professora Eudélia Malanski Gaio, do Colégio Estadual José Bonifácio, em Campo Bonito.

Para Irma Beatriz Gomes Vieira, pedagoga da Escola Estadual Santa Terezinha, em Santo Antônio da Platina, o resultado da semana terá vários reflexos. “A discussão sobre o cotidiano escolar fortalece a prática do diálogo e permite uma gestão democrática, envolvendo em nossas ações a participação de toda a comunidade”, disse.

Professores
Foto: Giuliano Gomes/SEED

PLANEJAMENTO – Nessa terça-feira (1º) os professores da rede estadual realizaram as atividades de planejamento para o ano letivo. “Este trabalho é base que vai nortear todo o nosso processo metodológico no ano”, comentou a professora Karine Biazzi dos Santos, do Colégio Estadual Júlia Wanderley, em Curitiba.

SEGUNDO SEMESTRE - Durante o evento, professores, pedagogos e funcionários têm a oportunidade contribuir com a realização da Semana Pedagógica que acontecerá em julho. As escolas devem elaborar projetos de oficinas que agendam as necessidades pedagógicas da sua realidade.

INTERATIVIDADE – Na sexta-feira (03), a SEED realiza a Semana Pedagógica Interativa por meio de um recurso online no Portal Dia a Dia Educação. A superintendente da Educação, Meroujy Cavet, a diretora do Departamento de Educação Básica (DEB), Maria Cristina Theobald, e a equipe da Diretoria de Políticas e Programas Educacionais (DPPE) conversam com a comunidade escolar sobre avaliação. Cada escola participa com um representante responsável por apresentar as dúvidas dos educadores relativas ao tema. O evento acontece das 15h às 16h.

Nem todas as perguntas podem aparecer para todo o público durante o chat – algumas serão respondidas diretamente às pessoas. A realização do evento é da Diretoria de Tecnologias Educacionais (DITEC).

AVANÇOS – Em mensagem gravada aos profissionais da educação, o governador Beto Richa lembrou os avanços alcançados na área durante o primeiro ano dessa gestão de governo. “Contratamos 9.516 professores, reformamos cerca de 500 escolas, ampliamos os recurso para o transporte escolar, e nos empenhamos para melhorar as condições de trabalhos dos nossos professores e funcionários”, destacou. Richa ainda comentou sobre o compromisso assumido pela gestão junto aos professores, implantando a equivalência salarial com os demais profissionais de nível superior.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Últimas Notícias

Leia mais