Busca Educação

Cursos

23/05/2012

Cursos do Pronatec estão com inscrições abertas

Novas vagas para cursos de qualificação e também para cursos técnicos estão sendo disponibilizadas em todo o Paraná. São milhares de oportunidades pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED) com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

São 12,7 mil vagas para os cursos de qualificação profissional com duração de 160 horas. Outras 6 mil vagas são destinadas aos cursos técnicos concomitantes, com duração de até dois anos, e serão realizados junto com o ensino médio. As inscrições para os cursos do Pronatec, na modalidade concomitante, vão até o dia 15 de junho.

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, disse que o objetivo é que a oferta dos cursos atenda às demandas específicas das diversas regiões do Estado. “A realidade do Paraná e do Brasil é de um apagão de mão-de-obra. A nossa intenção é que os jovens tenham a oportunidade de uma formação profissionalizante no contraturno. A ideia é que estes jovens saiam do 3º ano do ensino médio preparados para ingressar no mundo do trabalho”, disse.

Arns ainda ressaltou que com a formação profissionalizante teremos cidadãos com mais condições de enfrentar os desafios da vida. “A possibilidade dos jovens fazer cursos técnicos enquanto cursam o ensino médio resultará menos evasão do ensino médio no Paraná. Muitos irão ver a necessidade de continuar os estudos. Hoje, só 15% dos jovens vão para as universidades. Vamos trabalhar para mudar essa realidade", disse.

Informações sobre vagas e inscrições estão disponíveis no site www.pronatec.pr.gov.br.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.