Eventos

15/08/2012

Alunos se preparam para a fase final dos Jogos escolares

Mais de cinco mil alunos da rede pública estadual de ensino com idade entre 15 e 17 anos se preparam para a fase final (categoria A) dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) que acontece na cidade de Toledo entre os dias 17 e 25. Serão realizadas competições em 14 modalidades para estudantes de 543 escolas do ensino regular e 10 para educação especial.

Os estudantes já estão se preparando para o evento. Entre os participantes estão os irmãos Guilherme Maneira, 16 anos, e Vinicius Maneira, 16 anos. Entre os estudos e os treinos, os irmãos já disputaram vários campeonatos, e garantem que a rotina não atrapalha os estudos. “Os treinos e torneios não atrapalham os estudos porque nos dedicamos igualmente aos dois”, contou Vinicius, que está no 2ª ano do ensino médio.

Os irmãos vão representar o Colégio Estadual José Guimarães, em Curitiba, nos jogos. Para Guilherme representar a escola é uma motivação a mais, já que os irmãos ficaram no terceiro lugar na última edição. “É uma sensação muito boa poder representar a escola. Nós queremos muito ganhar, pois além de levar o nome da nossa escola no ponto mais alto dos jogos, estaremos garantindo uma vaga para a disputa do campeonato brasileiro”, disse o aluno.

De acordo com a coordenadora dos jogos da Secretaria de Esportes, Márcia Tomadon Moreira, a participação dos alunos na competição ajuda na formação cidadã dos alunos. “Os jogos proporcionam aos alunos a oportunidade de estar mostrando seus talentos. Além disso, a interação com outros alunos e a convivências com regras ajuda a formar um cidadão melhor”, explicou.

Os jogos escolares são organizados pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado do Esporte (SEES), Núcleos Regionais de Educação e prefeituras. A Secretaria da Educação investe anualmente cerca de R$ 7 milhões em recursos para a realização dos JEPs.

Os vencedores vão representar o estado do Paraná nas Olimpíadas Escolares (etapa nacional) que acontece na cidade de Cuiabá-MT, em dezembro.

A fase final da Categoria B, para alunos com idade entre 12 e 14 anos, aconteceu em Francisco Beltrão entre os dias 15 e 23 de junho.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.